Conmebol define grupos da Libertadores sem duelo brasileiro na 1ª fase
Palmeiras e Grêmio pegaram chaves mais complicadas na Libertadores. Flamengo terá viagens longas e altitude.
Da Redação
18/03/24 • 23h15
Na noite desta segunda-feira (18), em Luque, no Paraguai, a Conmebol realizou o sorteio dos grupos para a Copa Libertadores 2024, definindo os adversários que os clubes brasileiros enfrentarão na fase de grupos da competição. O Botafogo foi quem respirou mais aliviado ao evitar um confronto direto contra outros clubes do Brasil em sua chave, enquanto Palmeiras e Grêmio enfrentarão grupos considerados mais desafiadores. Atlético-MG terá pela frente o Peñarol, do Uruguai; enquanto o São Paulo encontrará o Barcelona, do Equador, e o Talleres, da Argentina, em sua jornada na fase de grupos.
O atual campeão, Fluminense, encabeça o Grupo A e terá como adversários o Cerro Porteño, do Paraguai, Alianza Lima, do Peru, e Colo-Colo, do Chile,. Já o Flamengo, outro representante carioca na competição, parece ter um caminho menos árduo pela frente, enfrentando Bolívar, da Bolívia, Millonarios, da Colômbia, e Palestino, do Chile.
Os times foram distribuídos em oito grupos, de A até H, a partir da seleção de clubes de quatro potes diferentes, cada um contendo times de variados níveis técnicos. A configuração dos grupos foi realizada de forma que cada um fosse composto por uma equipe de cada pote. A Conmebol estabeleceu como critério evitar que clubes do mesmo país se enfrentem na fase de grupos, exceto aqueles que se classificaram através das fases preliminares da competição.
O sorteio revelou que o Botafogo, que corria o risco de enfrentar um rival brasileiro devido ao regulamento, acabou sendo sorteado no mesmo grupo que a LDU, do Equador, evitando assim confrontos nacionais nesta etapa da Libertadores. Esta circunstância favorece o clube carioca na busca por uma classificação para as fases seguintes do torneio.
Além da definição dos grupos, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, anunciou um aumento significativo na premiação para o campeão da Libertadores 2024. O clube que conquistar o título receberá 23 milhões de dólares, aproximadamente R$ 115,7 milhões pela cotação atual, somados aos valores recebidos nas etapas anteriores do torneio, um recorde na competição.