Com Fortaleza entre as sedes, Brasil é escolhido para receber a Copa do Mundo Feminina em 2027

Anuncio aconteceu na Tailândia na manhã desta sexta-feira (17). Candidatura brasileira superou a composta por Alemanha, Holanda e Bélgica.

Da Redação
17/05/24 • 10h23

Confirmação veio pelas mãos de Gianni Infantino, presidente da Fifa. (Foto: Chalinee Thirasupa/Reuters)

Após ser eleito país-sede pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), o Brasil vai receber, em 2027, a Copa do Mundo Feminina. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (17) durante o 74º Congresso da Fifa, em Bangcoc, na Tailândia. A candidatura brasileira venceu a disputa com uma candidatura conjunta de Alemanha, Bélgica e Holanda, contabilizando 119 votos contra 78 da candidatura europeia.

A proposta brasileira já havia sido a mais bem avaliada pelos técnicos da Fifa, alcançando a nota máxima no relatório de quase cem páginas. Destacou-se a escolha dos estádios para o evento e o apoio do Governo Federal ao pleito. O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, destacou que essa decisão terá um grande impacto positivo no futebol feminino brasileiro e na vida de milhões de mulheres do país.

A comitiva brasileira em Bangkok contou com a presença de ex-jogadoras, consultores e o ministro do Esporte, André Fufuca. Aline Pellegrino, atual gerente de Competições Femininas da CBF, expressou sua satisfação pela vitória e dedicou-a às mulheres que contribuíram para o desenvolvimento do futebol feminino. O ministro Fufuca também reiterou o compromisso do Governo Federal em reconstruir o estado do Rio Grande do Sul, que será um dos estados-sede do torneio.

A Copa Feminina de 2027 está programada para acontecer entre 24 de junho e 25 de julho. Dez dos 12 estádios utilizados na Copa do Mundo masculina de 2014 serão aproveitados, com destaque para o Maracanã, no Rio de Janeiro, que sediará o jogo de abertura e a final. As outras cidades-sede incluem São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, Manaus, Cuiabá, Fortaleza e Recife.