Cearense Matheus Lima conquista índice olímpico nos 400m com barreiras

Atleta já está classificado para os 400 metros rasos e agora tenta sua segunda vaga em Paris 2024.

Da Redação
09/04/24 • 09h25

Matheus Lima já tem vaga garantida nos 400 metros rasos em Paris 2024. (Foto: Alexandre Loureiro/COB)

A corrida olímpica do atletismo brasileiro para Paris 2024 teve um fim de semana promissor. Matheus Lima, já classificado para os 400 metros rasos, alcançou o índice olímpico nos 400m com barreiras, com o tempo de 48s55, durante o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, em Bragança Paulista (SP), no sábado (6). Com essa conquista, tornou-se o segundo brasileiro a obter índice olímpico em duas provas do atletismo, seguindo os passos de Alison dos Santos, o Piu.

Outra vitória importante foi de Wellington Silva Morais, conhecido como Maranhão, que venceu a prova do arremesso de peso no Challenge da World Athletics, na cidade de Concepción del Uruguai (Argentina), com a marca de 21.01 metros, ficando próximo do índice olímpico de 21.50m.

Os velocistas brasileiros também se destacaram no Hurricane Alumni Invitational, na Flórida (EUA), competição preparatória para o Mundial de Revezamentos de Bahamas. A equipe brasileira conquistou o ouro no revezamento 4 x 100m, com o tempo de 39s08, enquanto Paulo André e Gabriel Garcia garantiram medalhas de prata nos 100m e 200m rasos, respectivamente.

Esses resultados reforçam a trajetória de diversos atletas brasileiros em busca da classificação para os Jogos Olímpicos de Paris, seja pela obtenção do índice olímpico ou pela pontuação no ranking da Federação Internacional de Atletismo. Até o momento, o Brasil já garantiu 183 vagas para Paris, sendo 14 delas apenas no atletismo.