Ceará é punido pela Fifa com transfer ban e não pode contratar até o fim de 2025

Medida é adotada após o não pagamento da contratação de Saulo Mineiro ao Yokohama, do Japão

Da Redação
22/03/24 • 10h10

Medida adotada pela Fifa proíbe o Vozão de contratar pelas próximas três janelas de transferência (Foto: Gabriel Silva / Ceará SC)

Em documento oficial, a Fifa, entidade máxima do futebol mundial, puniu o Ceará com a impossibilidade de contratar novos jogadores pelas próximas três janelas de transferência, no caso, até o fim de 2025. A pena, conhecida como transfer ban, veio após denuncia do Yokohama, equipe japonesa de quem o Vozão contratou o atacante Saulo Mineiro.

Em 2023, o Ceará acordou a compra de 80% dos direitos econômicos de Saulo por US$ 600 mil (aproximadamente R$ 3 milhões). A equipe alvinegra contava com o dinheiro da Liga Forte Futebol para realizar o pagamento. Sem o depósito desse valor, o Vovô não conseguiu arcar com o compromisso feito com o clube japonês.

O Yokohama entrou com representação na Fifa e, com a punição, o Ceará está proibido de contratar nas próximas três janelas de transferências, o que, na prática, vai até o fim de 2025. Agora, o Alvinegro tenta negociar com a equipe asiática um novo prazo para o pagamento.

De acordo com nota oficial lançada pelo clube, o transfer ban será resolvido em breve e não afetará as atividades do clube. Confira pronunciamento:

“O Ceará Sporting Club esclarece que o recente transfer ban será resolvido nas próximas semanas, assegurando que não haverá impactos nas futuras transferências ou no funcionamento do Departamento de Futebol Profissional. O Clube se compromete a fornecer atualizações conforme o caso evoluir, em nome da transparência e do desenvolvimento contínuo da instituição. O trabalho de reestruturação financeira passa pela dedicação de todos e também pelo apoio da Nação Alvinegra.”

O Ceará volta a campo neste domingo, às 16h, para enfrentar o Treze/PB em Campina Grande.