Brasil conquista três ouros no judô nos Jogos Paralímpicos de Paris

Arthur Silva, Willians Araújo e Rebeca Silva garantem ouro em suas categorias, elevando o Brasil no quadro de medalhas.

Da Redação
07/09/24 • 22h10

O sábado foi histórico para o judô brasileiro. (Foto: Marcello Zambrana)

A equipe de judô do Brasil brilhou neste sábado (7) nos Jogos Paralímpicos de Paris, com Arthur Silva, Willians Araújo e Rebeca Silva conquistando a medalha de ouro em suas respectivas categorias. As vitórias marcaram um dia histórico para o judô paralímpico brasileiro.

O potiguar Arthur Silva foi o primeiro a subir ao pódio, vencendo o britânico Daniel Powell por ippon na categoria até 90 quilos da classe J1 (cegos totais ou com percepção de luz). Aos 32 anos, Silva celebrou sua conquista agradecendo a todos que o apoiaram em sua trajetória: “Gratidão total a Deus, à minha família, a todos os profissionais e parceiros de treino que estão junto comigo desde 2007”.

Logo após, foi a vez de Willians Araújo, que também garantiu o ouro ao derrotar o moldávio Ion Basoc na final da categoria acima de 90 quilos da classe J1. Essa foi sua primeira medalha de ouro em Jogos Paralímpicos, depois de ter conquistado a prata na Rio 2016. “A luta foi muito difícil, mas vencer e construir essa história é gratificante”, disse o paraibano.

Rebeca Silva completou a trinca de ouros do Brasil ao vencer a cubana Sheyla Hernandez Estupinan por ippon na final da categoria acima de 70 quilos da classe J2 (baixa visão). A paulista se emocionou ao conquistar sua primeira medalha de ouro em Paralimpíadas, especialmente com a presença de sua família na arena: “É muita felicidade, ainda não acredito”.

Além das medalhas de ouro, o Brasil garantiu mais duas medalhas no judô. A sul-mato-grossense Erika Zoaga conquistou a prata na categoria acima de 70 quilos da classe J1, enquanto o gaúcho Marcelo Casanova levou o bronze na categoria até 90 quilos da classe J2, encerrando um dia vitorioso para o país.