Unifor promove bate-papo com João Candido Portinari sobre a obra de seu pai
Evento gratuito oferece um mergulho na vida e na arte de Candido Portinari, destacando seu impacto na cultura brasileira e mundial.
Da Redação
05/08/24 • 14h55
A Universidade de Fortaleza (Unifor) realizará um bate-papo com João Candido Portinari, filho do renomado pintor brasileiro Candido Portinari. O evento será realizado nesta quinta-feira (8), às 9h30, no Núcleo Diálogos do Espaço Cultural Unifor, e é aberto ao público.
Este encontro se concentra nos icônicos painéis “Guerra” e “Paz”, obras que Candido Portinari pintou para a sede da ONU em Nova York, e que simbolizam a dualidade da existência humana. João Candido abordará detalhes sobre a vida e a produção artística de seu pai, com um foco especial nas obras apresentadas na exposição “Centelhas em Movimento – Coleção Igor Queiroz Barroso”.
“O evento reflete o compromisso da Universidade de Fortaleza em promover a arte e a cultura, oferecendo ao público a chance de interagir com figuras importantes do cenário artístico. A iniciativa busca não apenas celebrar a obra de Candido Portinari, mas também incentivar o diálogo e a apreciação crítica da arte entre os visitantes”, enfatiza a professora Adriana Helena, vice-reitora de Extensão da Unifor.
A discussão sobre os painéis “Guerra” e “Paz” é particularmente oportuna, já que eles foram criados em 1952 como uma representação artística das aspirações da humanidade na ONU e foram inaugurados em 1957. Estes painéis são fundamentais para entender a expressão artística de Portinari como uma narrativa de esperança e reflexão.
O bate-papo antecede a estreia do espetáculo “Guerra e Paz”, uma peça comemorativa dos 40 anos do Grupo Mirante de Teatro Unifor, que será apresentada ainda em agosto e setembro.