Sonora Brasil celebra a diversidade musical com shows em quatro cidades do Ceará
Projeto leva artistas de todo o Brasil ao Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte e Nova Olinda entre 18 e 21 de setembro
Da Redação
30/08/24 • 12h40
A edição 2024 do Sonora Brasil, promovida pelo Sesc, chega ao Ceará com uma série de apresentações que celebram a diversidade cultural e musical do país. Entre os dias 18 e 21 de setembro, os moradores das cidades de Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte e Nova Olinda terão a oportunidade de assistir gratuitamente a shows de artistas renomados, que exploram ritmos e tradições de diferentes regiões do Brasil.
Criado em 1998, o Sonora Brasil é um dos mais importantes projetos de valorização e difusão do patrimônio musical brasileiro. Nesta edição, o tema “Encontros, tempos e territórios” reúne duplas de artistas que, por meio de suas músicas, expressam as memórias, territorialidades e diversidade cultural do Brasil.
As apresentações no Ceará contarão com a presença de duplas como Seu Risca & Ana Paula Silva (SC), Manoel Cordeiro & Felipe Cordeiro (PA), Geraldo Espíndola & Marcelo Loureiro (MS), Mãe Beth de Oxum & Surama Ramos e Henrique Albino (PE), e Mestre Negoativo & Douglas Din (MG). Os ingressos para os shows podem ser retirados uma hora antes do início de cada apresentação, no local do evento.
Entre os destaques estão Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro, pai e filho que trazem uma fusão única de ritmos amazônicos como guitarrada, lambada e carimbó com influências da música eletrônica e pop. Outro encontro marcante é o de Mestre Negoativo, ativista cultural de Minas Gerais, com o MC Douglas Din, que exploram as tradições afro-mineiras e sua influência na música contemporânea.
No palco, a diversidade cultural se materializa também na união de Mãe Beth de Oxum, uma das principais representantes da cultura pernambucana, com o Duo SH, formado por Henrique Albino e Surama Ramos, que exploram a riqueza do frevo e a versatilidade do canto popular e lírico.
O projeto Sonora Brasil não apenas valoriza a música tradicional e contemporânea do país, mas também promove a democratização do acesso à cultura, levando espetáculos de alta qualidade a regiões muitas vezes distantes dos grandes centros urbanos. No Ceará, as cidades de Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte e Nova Olinda terão a oportunidade de vivenciar essa experiência cultural.