Rock in Rio começa nesta sexta-feira com expectativa de público de 700 mil pessoas

Edição comemora 40 anos do festival com atrações internacionais e nacionais.

Da Redação
13/09/24 • 11h00

Rock in Rio comemora os 40 anos de sua primeira edição. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O Rock in Rio 2024 começa nesta sexta-feira (13), na Cidade do Rock, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, e se estenderá até o dia 22 de setembro. Celebrando os 40 anos de sua primeira edição, o festival promete ser histórico, com expectativa de público superior a 700 mil pessoas, incluindo turistas brasileiros e estrangeiros.

Os shows ocorrerão nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro, trazendo grandes nomes da música nacional e internacional, como Ludmilla, Ed Sheeran, Will Smith, Katy Perry, Cyndi Lauper, Ivete SangaloIza, Shawn Mendes e Mariah Carey.

Durante o festival, não será possível acessar a Cidade do Rock de carro, pois as ruas no entorno estarão bloqueadas. O acesso pode ser feito por metrô, descendo na estação Jardim Oceânico e utilizando o BRT Expresso Rock in Rio, que funcionará 24 horas. Outra opção é o serviço Primeira Classe, transporte oficial do festival, que leva os passageiros diretamente ao local.

O público terá 16 pontos de embarque na cidade do Rio de Janeiro e 22 pontos em 20 municípios de estados como São Paulo e Minas Gerais. Os ônibus executivos funcionarão sem paradas até o destino, com viagens de ida entre 11h e 19h e retorno a partir das 22h.

A operação especial de segurança mobilizará mais de 8 mil profissionais nos sete dias do festival. A Polícia Militar estará presente com 5.200 agentes, 143 viaturas, oito torres de observação e 16 pontos de bloqueio nas principais vias de acesso. O efetivo será 30% maior em comparação ao último Rock in Rio.

O festival deve injetar cerca de R$ 2,6 bilhões na economia do Rio de Janeiro. A taxa de ocupação hoteleira pode chegar a 95% nos finais de semana do evento, e a Rodoviária do Rio espera um aumento de 40% no movimento de chegada.