Pinacoteca do Ceará recebe exposição sobre arte e tecnologia
Projeto é uma parceria com o Itaú Cultural e exibe obras de artistas nacionais e internacionais.
Da Redação
02/07/24 • 17h20
A Pinacoteca do Ceará inaugura no dia 6 de julho a exposição “Síntese – Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”. Em parceria com o Itaú Cultural, a mostra traz a Fortaleza obras de diversos artistas nacionais e internacionais. A visitação começa às 17h, no pavilhão 1. A programação de abertura inclui um debate sobre “Curadoria de Arte e Tecnologia: desafios dos acervos na contemporaneidade”, com o curador Leno Veras e a artista Francisca Caporali, além da performance visual e sonora “O fim de Columbia”. A entrada é gratuita e o evento terá acessibilidade em Libras.
Com classificação indicativa livre, “Síntese – Arte e Tecnologia na Coleção Itaú” estará em cartaz até 6 de outubro de 2024. A exposição apresenta 12 obras interativas que exploram diversos níveis de diálogo entre seres humanos e software, inaugurando um novo recorte curatorial da Coleção Itaú. Os trabalhos são de artistas como Eduardo Kac, Waldemar Cordeiro, Abraham Palatnik e Gilbertto Prado, além de nomes internacionais como Jon McCormack e Miguel Chevalier.
A mostra inclui obras interativas que exigem a participação dos visitantes, como Ultra-Nature, de Miguel Chevalier, e Eden, de Jon McCormack, onde um ecossistema virtual evolui através de um algoritmo genético. Outra obra é Reflexão #3, de Raquel Kogan, que projeta sequências de números em uma sala escura, criando um movimento contínuo quando os visitantes acionam um teclado. Life Writer, de Christa Sommerer e Laurent Mignonneau, transforma letras datilografadas em criaturas artificiais, permitindo aos usuários criar um mundo na fronteira entre o analógico e o digital.
A programação de abertura contará com um debate às 17h30, no auditório da Pinacoteca do Ceará, discutindo os desafios das coleções de arte e tecnologia no Brasil. Além disso, haverá a performance visual e sonora “O fim de Columbia” às 19h, no Pátio da Pinacoteca. A performance explora a história de tecnologias representativas da modernidade, como o trem, a eletricidade, o rádio, a TV e a internet, através de um jogo experimental entre imagens e sons, questionando a nossa relação com essas tecnologias.
A exposição estará aberta ao público conforme os horários de funcionamento da Estação das Artes, divulgados semanalmente nos perfis do Instagram @estacaodasartes.ce e @museuferroviariojoaofelipe.