Oitava edição do Festival Fortaleza Instrumental começa nesta quinta-feira (8)
Evento gratuito reúne grandes nomes da música instrumental e oferece atividades formativas no Theatro José de Alencar.
Da Redação
06/08/24 • 10h55
Tudo pronto para a oitava edição do Festival Fortaleza Instrumental, que acontecerá nesta quinta e sexta-feira no Theatro José de Alencar. A programação contará com shows e atividades de formação, apresentando importantes nomes da música nacional e internacional. As atividades são gratuitas, e os ingressos podem ser retirados no local ou online via Sympla.
Os shows começam no dia 8 de agosto, a partir das 18h40, com apresentações do acordeonista Zé do Norte, do contrabaixista Edmundo Vitoriano e do pianista André Mehmari. No dia 9 de agosto, também a partir das 18h40, o festival contará com o guitarrista Lu D’Sosa, o violonista Fábio Lima e o músico Egberto Gismonti, que se apresentará com a participação do violonista Daniel Murray, no Palco Principal do Theatro José de Alencar.
Oficinas Gratuitas
O Festival Fortaleza Instrumental realiza, em suas edições, oficinas, workshops e outras atividades formativas para músicos iniciantes, profissionais e o público interessado. Nesta edição, no dia 8 de agosto, a partir das 13h30, as oficinas incluem “A Música Sem Fronteiras de André Mehmari”, com André Mehmari, e “O Acordeon na Música Nordestina (teoria e prática)”, com Zé do Norte. No dia 9 de agosto, também a partir das 13h30, ocorrerão as oficinas “Violão em Tempos Tecnológicos”, por Fábio Lima, e “Prática de Conjunto”, com Lu D´Sosa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link disponível na bio do Instagram @festivalfortalezainstrumental ou no dia da oficina. As formações acontecerão na Sala Izaíra Silvino/Foyer do Theatro José de Alencar.
“É muito importante propiciar a continuidade de realização do Festival Fortaleza Instrumental, pois sua programação sempre apresenta o melhor da produção da música instrumental do Brasil e do Ceará. Esse evento totalmente gratuito sempre priorizou a junção da difusão desse gênero de música com a formação musical de jovens músicos e interessados em geral no tema. Estamos muito felizes de retomarmos a agenda desse festival que já apresentou em suas edições anteriores artistas como Toninho Horta, Wagner Tiso e muitos outros da primeira linha da música instrumental brasileira e sempre valorizou a produção musical cearense, tais como Mimi Rocha, Nonato Luiz, Nélio Costa, entre tantos outros”, declarou o idealizador e coordenador geral do evento, Pingo de Fortaleza.