Obras de Candido Portinari ganham vida no Espaço Cultural Unifor
“Por ti, Porti”, do Grupo Mirante de Teatro Unifor, representará duas obras do célebre artista plástico brasileiro.
Da Redação
03/05/24 • 16h13
O Grupo Mirante de Teatro Unifor, da Universidade de Fortaleza, apresentará a sua quarta performance do Projeto Arte ConVida, intitulada “Por ti, Porti”, neste sábado (4). O esquete, que acontecerá no Espaço Cultural Unifor às 16h, trará à vida duas obras do artista Candido Portinari, “Cabeça de Mulato” e “Menino com Gaiola”. As pinturas saem das telas para explorar temas de liberdade, com entrada gratuita para o público.
A apresentação homenageará o renomado artista plástico brasileiro através das atuações de Jotacílio Martins e Alexsandro de Abreu, com texto de Roberta Bonfim. Hertenha Glauce, diretora do Grupo Mirante e responsável pela produção e direção do espetáculo, descreve que o esquete busca provocar reflexões sobre a liberdade, inspirado nas obras destacadas. “A ideia do esquete surge a partir da importância da obra ‘Cabeça de Mulato’, criando uma relação com a obra ‘Menino com Gaiola’, trazendo questões sobre a liberdade até que as reflexões tornam-se ponte para o diálogo, a brincadeira transforma solidões em parceria”, explica Glauce.
O Projeto Arte ConVida é uma iniciativa da Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Acadêmica, conduzida pela Divisão de Arte e Cultura da Unifor. Criado para celebrar os 40 anos do Grupo Mirante de Teatro Unifor, o projeto apresenta peças curtas quinzenalmente, inspiradas em obras e artistas exibidos no Espaço Cultural Unifor. O objetivo é integrar artes visuais e artes cênicas para fomentar o interesse e o conhecimento nas artes entre crianças, jovens e adultos.
Além da performance ao vivo, a obra “Cabeça de Mulato” está disponível para apreciação virtual na exposição “Centelhas em Movimento – Coleção Igor Queiroz Barroso”. O visitante pode interagir com a obra por meio de inteligência artificial no Núcleo Diálogos do Espaço Cultural Unifor. A peça original está atualmente emprestada para a 60ª Bienal de Veneza, na Itália.
Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia e pela Vice-Reitoria de Extensão da Unifor, o recurso interativo permite que o “mulato” de Portinari, modelado em 3D e animado, converse com os visitantes através de um monitor de TV, fornecendo informações sobre o artista e sua obra. O projeto teve a colaboração de alunos dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação e do Mestrado em Informática Aplicada da universidade, exemplificando a integração de tecnologia e arte na educação superior.