Museu da Imagem e do Som realiza oficina de experimentação corporal e vocal inspirada em ritmos afro-brasileiros

Exposição acontece no sábado, 16, e promove reflexões sobre ancestralidade negra

Da Redação
14/03/24 • 15h10

“Escureci” promove reflexões sobre a ancestralidade negra a partir das obras da exposição (Foto: Deivyson Teixeira/MIS)

O Museu da Imagem e do Som (MIS) promove no próximo sábado, 16, a oficina “Gestos Ancestrais”, conduzida pela educadora do museu, Francisca Silva. A oficina tem como objetivo realizar experimentações corporais e vocais inspiradas nos ritmos afro-brasileiros, além de promover debates sobre a ancestralidade negra a partir das obras da exposição “Escureci”, atualmente em cartaz no Anexo do museu. O MIS faz parte da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte.

A oficina “Gestos Ancestrais” busca analisar as obras expostas na mostra “Escureci”, ampliando os imaginários em relação à população negra. A metodologia adotada combina experimentação corporal e vocal com a análise das imagens apresentadas. Dividida em diferentes momentos, a oficina inclui aquecimento corporal e vocal, trabalho de coro e corifeu, aquecimento vocal com jogral do poema “Gritaram-me negra!”, apreciação e debate das obras da exposição, e uma roda de conversa para reflexões e trocas de ideias.

Destinada a pessoas acima de 15 anos, a atividade ocorrerá das 16h30 às 18h e oferece 20 vagas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla até o dia 15 de março. O MIS reserva 20% das vagas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas ou quilombolas; 10% para pessoas autodeclaradas travestis, transexuais e transgêneras; e 10% para pessoas com deficiência.

A exposição “Escureci” foi idealizada pelos artistas cearenses Felipe Heloi, Nycolas Di e Robson Marques, e apresenta obras produzidas por diversos artistas negros do Ceará. A mostra fica em cartaz no MIS, permitindo visitas às quartas e quintas, das 10h às 17h30, e de sexta a domingo, das 13h às 19h30.