Mostra Sesc Cariri de Culturas celebra 25 anos com programação diversa
Evento promove intercâmbio cultural no Cariri e em quatro cidades do Centro-Sul cearense, de 22 a 25 de agosto.
Da Redação
20/08/24 • 18h00
A Mostra Sesc Cariri de Culturas celebra 25 anos de existência em 2024, consolidada como um dos maiores eventos culturais do Brasil. Com o objetivo de promover o intercâmbio cultural e valorizar as tradições regionais, o evento acontece entre os dias 22 e 25 de agosto, oferecendo uma programação rica e diversificada em todo o Cariri, além de se expandir para quatro cidades do Centro-Sul do Ceará: Iguatu, Icó, Orós e Umari. O tema deste ano, “Museus Orgânicos”, homenageia lugares de memória afetiva e os mestres da cultura local.
A programação conta com 253 grupos, 309 ações e envolve 1.765 artistas e mestres da tradição, abrangendo as linguagens de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Biblioteca, Expressões da Tradição, Literatura, Música e Ações Formativas. Um dos grandes destaques do evento é o show “Bloco na Rua”, de Ney Matogrosso, no sábado (24), no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, no Crato. Esta será a única apresentação paga, com ingressos disponíveis no Sympla por R$20,00 e R$ 40,00.
Além de Ney Matogrosso, a Mostra trará apresentações do cantor Fábio Carneirinho, do ator Cacá Carvalho e da escritora Bia Bedran, entre outros.
Como parte das comemorações, o Sesc inaugura, no sábado (24), o Museu Casa de Mestre Aldenir, que fará parte da rede de Museus Orgânicos do Sesc. Este projeto é um reconhecimento ao legado de José Aldenir Aguiar, Mestre Aldenir, guardião do tradicional Reisado Reis de Congo, uma das manifestações culturais mais emblemáticas do Cariri.
A escolha do tema “Museus Orgânicos” também reforça a candidatura da Bacia Cultural Sócio Biodiversa da Chapada do Araripe ao título de Patrimônio Mundial Misto pela Unesco, destacando a importância da preservação cultural e ambiental da região.
Paralelamente à Mostra, o Senac promoverá o “Festival Mistura Senac”, nos dias 22 e 23 de agosto, em Juazeiro do Norte. O evento incluirá atividades nas áreas de Moda, Gastronomia, Turismo, Saúde e Beleza, movimentando a economia local e promovendo o talento cearense.
Entre os destaques, o chef Thiago Castanho, reconhecido por seu trabalho com a culinária amazônica, ministrará uma aula-show. Além disso, haverá desfiles de moda com coleções criadas por alunos do Senac, incluindo trabalhos que foram apresentados no São Paulo Fashion Week de 2024.
A Mostra Sesc Cariri de Culturas não apenas celebra a diversidade cultural do Ceará, mas também impulsiona o turismo e a economia local, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.