MIS recebe exposição imersiva sobre patrimônio arquitetônico de Fortaleza

A obra “Do ponto ao patrimônio” entra em cartaz na sala imersiva do MIS a partir desta quarta-feira (29).

Da Redação
28/05/24 • 19h50

Exposição é obra imersiva do programa Cientista Chefe da Cultura. (Foto: Deivyson Teixeira)

O Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) inaugura uma nova exposição imersiva sobre o patrimônio arquitetônico de Fortaleza, intitulada “Do ponto ao patrimônio”. A mostra estará disponível diariamente na sala imersiva do MIS, com entrada gratuita. O MIS é parte da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerida pelo Instituto Mirante de Cultura e Arte.

A exposição “Do ponto ao patrimônio” é uma obra imersiva do programa Cientista Chefe da Cultura, apoiada pela Funcap. Esta iniciativa inédita no Ceará e pioneira no Brasil digitaliza equipamentos culturais que compõem o patrimônio histórico do Estado em alta precisão, disponibilizando-os para visitação virtual na plataforma DocumentaCE.

A digitalização resulta em nuvens de pontos (point clouds) que registram objetos e edificações em alta resolução tridimensional. A obra utiliza essas nuvens de pontos para oferecer um passeio reflexivo sobre o patrimônio do Ceará, propondo uma análise crítica sobre a preservação e valorização da memória cultural. Dirigida criativamente pelo prof. Dr. Diego Ricca (UFC), a exposição permite a exploração virtual de prédios como o Cineteatro São Luiz, o Museu da Imagem e do Som, e o Edifício São Pedro, entre outros.

A iniciativa é uma colaboração entre a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), a Funcap, e pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC), além de outras instituições.