MIS recebe exposição Imagens para o Futuro, que traz reflexão sobre direitos sociais

Mostra entra em cartaz no dia 13 de julho.

Da Redação
09/07/24 • 21h28

Exposição fica em cartaz até 01º de setembro. (Foto: Agbara, por Hugo Martins)

O projeto apresenta um recorte visual sobre os possíveis caminhos para nossa sociedade, destacando direitos sociais como educação, saúde, moradia, trabalho, alimentação, segurança e lazer. Ele propõe uma reflexão sobre a contemporaneidade e aponta para um futuro esperançoso.

Mônica Maia, curadora, destaca que as imagens documentais e jornalísticas impactam realidades e provocam reflexões e movimentos. A curadora Ivana Debértolis acrescenta que as imagens miram o futuro e sugerem possíveis caminhos para a sociedade, destacando a importância dos direitos sociais e a busca por uma existência sonhada e alcançada por todos.

Durante a abertura, a jornalista Simonetta Persichetti, especializada em fotografia, participará de um debate sobre o tema da exposição. Simonetta reflete sobre o papel da imagem no contexto sócio-histórico, enfatizando como as imagens impactam nossa vida ética e esteticamente. Ela destaca a importância de perceber a fotografia como um fenômeno comunicacional.

A exposição propõe uma reflexão sobre os modelos atuais de convivência humana e apresenta iniciativas que poderiam contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. As fotografias selecionadas revelam fissuras da realidade atual e insinuam novos caminhos em termos de direitos econômicos, sociais, culturais, civis e políticos.

As imagens foram selecionadas a partir de uma pesquisa que abrange todas as regiões do país, entre 2012 e 2023. O objetivo é construir uma narrativa contestadora e abrangente das diversas realidades existentes no Brasil, incentivando o pensamento crítico e independente para a construção de um futuro mais justo.

A exposição inclui um audiopoema criado por Karen Debértolis, que será executado durante a visitação, criando um diálogo entre as imagens e a ambientação sonora. Além disso, todas as fotografias terão representações táteis e audiodescrição para promover a acessibilidade, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão interajam com as imagens. Haverá também um vídeo em Libras explicando a proposta da exposição.

Serviço:

Exposição Imagens para o Futuro

Data: 13 de julho a 01 de setembro

Local: andar +2 do Anexo do Museu da Imagem e do Som (Av. Barão de Studart, 410, Meireles – Fortaleza – CE)

Entrada: gratuita

Abertura da exposição

Data: 13 de julho (sábado)

Horário: 17h30

Local: praça do MIS

Entrada: gratuita

Funcionamento:

Quarta e quinta: 10h às 18h, com acesso às exposições até 17h30.

Sexta a domingo: 13h às 20h, com acesso às exposições até 19h30.