Iniciadas as obras de restauro do Palacete Senador Alencar, sede do Museu do Ceará
Investimento de R$ 4,7 milhões busca modernizar e preservar o patrimônio histórico cearense.
Da Redação
25/09/24 • 05h00
Nesta terça-feira (24), teve início a reforma e o restauro do Palacete Senador Alencar, sede do Museu do Ceará, em Fortaleza, desde 1990. O governador Elmano de Freitas assinou a ordem de serviço, destacando o investimento de R$ 4,7 milhões na obra, que deve ser concluída em oito meses. “Esse é um importante investimento na manutenção do patrimônio histórico cearense, preservando nossa cultura e história”, afirmou o governador.
Os recursos vêm de fundos próprios do governo estadual e do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDID), com apoio do Ministério Público do Ceará (MPCE). Além do restauro, a obra inclui modernizações no museu, com melhorias na acessibilidade e atualização dos espaços de exposição.
O Palacete Senador Alencar, tombado como Monumento Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), abriga o Museu do Ceará, que completou 90 anos em 2022. O local já foi sede da Assembleia Provincial do Ceará e acolheu outras instituições de relevância histórica. Atualmente, o museu preserva um acervo de mais de 13 mil peças, distribuídas entre Paleontologia, Arqueologia/Antropologia Indígena e Mobiliário.
A diretora do Museu do Ceará, Raquel Caminha, reforçou que o restauro permitirá novos espaços e exposições, além de refletir sobre as lutas dos povos cearenses, captando demandas atuais da sociedade.