Férias na Pinacoteca do Ceará tem exposição interativa e espetáculo infantil em Libras

As exposições no equipamento são gratuitas.

Da Redação
10/07/24 • 18h20

O museu reúne as recém-inauguradas “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” e “Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”. (Foto: Marilia Camelo)

A programação da segunda semana das férias na Pinacoteca do Ceará oferece várias atividades para todas as idades. O museu, parte da Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e gerido em parceria com o Instituto Mirante, apresenta a exposição interativa “Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú” e o espetáculo “História Divertida: ABC em Libras”. A entrada é gratuita.

Na quinta-feira (11), o público pode participar do “Percursos Entrelaçados + Ateliê: Desenhos de Luz”, que incentiva os visitantes a explorar imagens de artistas que utilizam a luz em seus processos criativos. A visita mediada ocorre na exposição “Síntese” e no Ateliê 3, das 16h às 18h, com interpretação em Libras e mediação de Wallison Azevedo.

Na sexta-feira (12) e sábado (13), haverá visitas mediadas livres das 15h às 16h, guiadas pela equipe educativa. O percurso apresenta as principais obras das exposições em cartaz. A classificação é livre e há interpretação em Libras. Para participar, basta chegar à recepção 15 minutos antes e se inscrever. As vagas são limitadas a 20 pessoas por grupo, por ordem de chegada.

No domingo (14), a Pinacoteca das Crianças oferece a atividade “Ateliê Criança Cria: Modo Turbo” das 10h às 11h e das 15h às 16h no Ateliê 1, mediada por Érica Xita. As crianças poderão produzir foguetes voadores com copos de papel, combinando tecnologia e criatividade. A atividade é indicada para crianças a partir de 6 anos.

Ainda no domingo, das 14h às 15h, o museu apresenta o espetáculo “História Divertida: ABC em Libras” no hall da Pinacoteca. Conduzido pela palhaça Mara e sua intérprete, a apresentação utiliza letras do alfabeto em Libras para ensinar de forma lúdica a língua de sinais, estimulando a percepção das configurações das mãos e sinais associados.