Exposição interativa sobre água e meio ambiente vai percorrer oito cidades da Região Metropolitana de Fortaleza

Projeto “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” fará a primeira parada em Horizonte, no dia 11 de abril

Da Redação
09/04/24 • 17h48

Tech-Truck abriga a exposição. (Foto: Divulgação)

O projeto “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” inicia sua jornada pela Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), prometendo levar experiências únicas de tecnologia e interações sensoriais a oito cidades. Horizonte será a primeira a receber esta exposição itinerante, que oferece entrada gratuita de 11 a 14 de abril. Esta iniciativa, apoiada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, traz o cinema ao ar livre como um de seus principais atrativos, visando promover a conscientização sobre a importância da água e sua preservação.

A mostra tem como tema central o ciclo da água, buscando engajar o público em reflexões sobre sustentabilidade de maneira interativa. O projeto é uma realização da 3 Apitos, com patrocínio do Instituto Aegea e Ambiental Ceará e apoio da Cagece, além da colaboração local da Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação de Horizonte. O objetivo é sensibilizar sobre a essencialidade dos recursos hídricos através de uma abordagem lúdica e educativa.

“Levar informação sobre o saneamento básico, por meio da preservação ambiental e de forma lúdica, especialmente com cinema ao ar livre, é uma das maneiras que a Ambiental Ceará tem de conscientizar sobre a importância do nosso serviço e principal missão: universalizar o esgotamento sanitário no Ceará, em parceria com a Cagece”, enfatiza a diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará, Águeda Muniz.

Após Horizonte, o “Olho D’Água” visitará Eusébio, Maracanaú, Pacatuba, Caucaia, Maranguape, São Gonçalo do Amarante e Paracuru, continuando a missão de conscientização ambiental. O projeto já passou por estados como Mato Grosso, Rondônia, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, com sucesso notável. Guilherme Mello, coordenador do projeto, expressa a expectativa de replicar esse sucesso no Ceará: :é manter o sucesso que tivemos nas outras regiões e atender um público diverso, com uma abordagem acessível e atrativa para dialogar com crianças e adultos sobre a temática do meio ambiente e da preservação dos recursos hídricos”.

A exposição acontece em um Tech-Truck, caminhão com uma multiplataforma digital que leva diversas ferramentas artísticas e tecnológicas. Essas ferramentas conectam o público, por meio da visão, do som e do movimento, aos temas abordados nas esculturas interativas. Também integra o projeto a “Mostra Cine ao Ar Livre”, com curadoria da ONG Ecofalante e que exibe filmes envolvendo temas ambientais.

Visitação

Em Horizonte, o caminhão estará na Praça do Zumbi e as visitas nos dias 11 e 12 abril serão restritas às turmas escolares e mediante agendamento prévio com a Secretaria de Educação do município. Já nos dias 13 e 14, a visitação é aberta ao público geral, das 16h às 20h. À noite, acontece a exibição dos curta-metragens, também com acesso gratuito.

CONFIRA O CRONOGRAMA DO PROJETO “OLHO D’ÁGUA”

Horizonte
11 a 14 de abril

Eusébio
18 a 21 de abril

Maracanaú
25 a 28 de abril

Pacatuba
2 a 5 de maio

Caucaia
9 a 12 de maio

Maranguape
28 de maio a 2 de junho

São Gonçalo do Amarante
6 a 9 de junho

Paracuru
13 a 16 de junho

PPP de esgotamento sanitário

Universalizar o esgotamento sanitário é a premissa da Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre a Cagece e a Ambiental Ceará. A empresa é responsável pela ampliação, operação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, atendendo 4,3 milhões de cearenses. Ao todo, R$ 6,2 bilhões serão investidos em obras, levando esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, e avançando para 95% em 2040.

Serviço

Exposição “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”
De 11 a 14 de abril
Praça do Zumbi – bairro Zumbi. Horizonte (CE)