Exposição “Descartes Gadelha, ferroviário” entra em cartaz na Estação das Artes

Projeto é uma parceria do Museu Ferroviário Estação João Felipe com o Museu da Imagem e do Som do Ceará.

Da Redação
02/07/24 • 16h25

Visita do artista Descartes Gadelha ao Museu Ferroviário (Foto: Fernanda Siebra)

O multiartista cearense Descartes Gadelha será homenageado com uma nova exposição realizada pelo Museu Ferroviário Estação João Felipe e pelo Museu da Imagem e do Som do Ceará. A mostra “Descartes Gadelha, ferroviário” será inaugurada nesta quarta-feira (3), a partir das 15h, na Plataforma do Complexo Cultural Estação das Artes. O evento de lançamento contará com um debate com o artista na Kuya – Centro de Design do Ceará e apresentação do grupo Maracatu Solar. A programação é gratuita e aberta ao público.

“Descartes Gadelha, ferroviário” apresenta um aspecto inédito do trabalho do escultor, pintor, escritor e músico: suas obras produzidas enquanto desenhista da Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) entre 1957 e 1986. A exposição inclui 45 materiais, entre fotografias, cartazes de segurança do trabalho, ilustrações de peças metálicas das locomotivas, documentos, recortes de jornais e projetos do batedor (caixa para frear o trem) e do painel de pastilhas “Trem para o Futuro”, ambos na Estação das Artes. O acervo foi digitalizado pelo Museu da Imagem e do Som do Ceará.

A história de Descartes com a ferrovia começou com seu pai, Diderot Serra Gadelha. Descartes relembra que a RFFSA era uma família para ele e seus irmãos. Ele explica a relação entre a arte e os caminhos do ferro, mencionando a organização do Museu do Centro de Preservação da História Ferroviária, inaugurado em 1982, no prédio administrativo das Oficinas Demóstenes Rockert, conhecidas como “Oficinas do Urubu”.

A curadoria da exposição é das historiadoras Cristina Holanda e Patrícia Xavier. Patrícia destaca que a curadoria é um processo coletivo que considera o acervo do artista, do Museu Ferroviário e dos outros ferroviários, além de mediar a experiência para os visitantes. A exposição busca integrar o conteúdo sobre o artista, o espaço da exibição e o público.

A exposição está aberta ao público de acordo com o horário de funcionamento da Estação das Artes, divulgado semanalmente nos perfis do Instagram @estacaodasartes.ce e @museuferroviariojoaofelipe. As tardes de quartas-feiras abrigam a tradicional Roda de Conversa do Museu Ferroviário. Nesta semana, a inauguração da exposição pretende reunir os trabalhadores da via férrea em celebração ao colega de profissão.

A programação se inicia às 15h com falas inaugurais no auditório da Kuya – Centro de Design do Ceará, com a presença de Descartes Gadelha. Em seguida, o grupo Maracatu Solar se apresentará para homenagear um de seus mais ilustres integrantes: Descartes, que é considerado um griô, ou seja, um guardião da memória coletiva de uma comunidade.

Serviço:

Inauguração da exposição “Descartes Gadelha, ferroviário”

Com falas inaugurais e apresentação de grupo Maracatu Solar

Quando: Quarta-feira, 3.7, a partir das 15h

Onde: Complexo Cultural Estação das Artes

Gratuito e aberto ao público