Educador físico lança livro sobre os benefícios do exercício físico na luta contra o Alzheimer

Welton Godinho destaca o papel do exercício na prevenção e tratamento da doença, oferecendo programas de exercícios voltados para os primeiros estágios do Alzheimer.

Da Redação
11/08/24 • 18h40

O livro explora a união entre atividade física e o cuidado com a saúde. (Foto: Pexels)

O educador físico e Doutor em Fisiologia, Welton Godinho, está lançando o livro “O Poder do Exercício Físico – FNDC5, treinamento HIIT e a luta contra o Alzheimer”, que explora como a atividade física pode atuar como uma ferramenta não-farmacológica no combate ao Alzheimer. A obra será apresentada ao público no dia 17 de agosto, durante o 6º Personal Trainer Conference Brasil, em Fortaleza.

Godinho explica que a prática regular de exercícios físicos tem sido associada a um menor risco de desenvolvimento dos sintomas do Alzheimer. Além disso, ele ressalta que o exercício também pode melhorar a função cognitiva em pessoas nos primeiros estágios da doença, beneficiando desde a memória até a capacidade de tomada de decisão.

No livro, Godinho aborda como a proteína FNDC5, liberada pelos músculos durante o exercício físico, pode ser benéfica para pacientes com Alzheimer. Ele também desmistifica a prática de exercícios de alta intensidade e apresenta diferentes possibilidades de intervenção para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Baseado em pesquisa científica, o autor argumenta que o exercício físico regular não só reduz o risco de desenvolvimento da doença, como também pode retardar a progressão dos sintomas em quem já foi diagnosticado. O livro ainda oferece orientações práticas e programas de exercícios que podem ser seguidos para alcançar esses benefícios, além de estimular novas pesquisas na área.