Documentário sobre o Castelão vence prêmio no Festival de Curtas Flávio Migliaccio

Produção do Núcleo de Audiovisual da Casa Civil do Governo do Ceará é premiada como melhor documentário.

Da Redação
26/08/24 • 09h40

Rosane Gurgel e Roberto Leite são os produtores de “O Gigante do Mata Galinha”. Rosane também assina a direção. (Foto: Casa Civil)

“O Gigante do Mata Galinha: 50 anos de Histórias do Castelão” foi eleito o melhor documentário no Festival de Curtas Flávio Migliaccio, superando outras quatro obras indicadas e uma seleção inicial de 105 documentários inscritos. A premiação aconteceu no último sábado (24), na Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro, em cerimônia que também homenageou os atores Osmar Prado e Othon Bastos.

A produção, desenvolvida pelo Núcleo de Audiovisual da Casa Civil do Governo do Ceará, tem direção de Rosane Gurgel e produção de Roberto Leite e Rosane Gurgel. Lançado em 2023 para celebrar os 50 anos da Arena Castelão, o documentário destaca as histórias e eventos que marcaram o estádio, um ícone cultural e esportivo do Ceará.

“Essa conquista sacramenta o trabalho sério que o Núcleo de Audiovisual da Casa Civil do Governo do Ceará vem fazendo, sempre focando em destacar as movimentações culturais e sociais do estado”, afirmou Roberto Leite, produtor do documentário e gestor do Núcleo de Conteúdo da Coordenadoria de Comunicação da Casa Civil.

Este é o segundo festival no qual o documentário foi indicado, tendo sido selecionado anteriormente para o Brazil New Visions Film Festival. “O Gigante do Mata Galinha” foi exibido em TV aberta e nas redes sociais do Governo do Ceará, e agora está disponível gratuitamente no YouTube.

“Já estava em êxtase porque fomos selecionados dentre 105 filmes inscritos de todo o Brasil no Festival. Ficar em primeiro lugar na categoria documentário, ainda mais sendo o único filme cearense na listagem dos 12 filmes premiados, mostra como o audiovisual cearense é diverso, competente e está ganhando mais visibilidade”, destacou Rosane Gurgel.