Documentário destaca tradição de rezadeiras e benzedeiras no Ceará

“Memórias da Fé na Terra da Luz” retrata práticas de cura espiritual e fé popular.

Da Redação
02/10/24 • 15h00

O filme foi exibido na cidade de Meruoca. (Foto: Adalto Produções)

O documentário cearense “Memórias de Fé na Terra da Luz” leva ao público as vivências e práticas de rezadeiras e benzedeiras do Ceará, figuras tradicionais que atuam no alívio de males como espinhela caída, cobreiro, engasgo, quebranto e campainha torta. A obra, realizada pela Argumento Produções, conta com apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital de apoio ao Audiovisual Cearense – Difusão, Formação e Pesquisa.

Dirigido por Augusto Cesar dos Santos e com produção executiva de Raylane Neres, o documentário apresenta personagens de diferentes regiões do estado, incluindo Maria Alves (Meruoca), Marta Liara (Sobral), Mestra Francisca Félix (Alto Santo), José Ferreira, o Jacinto (Massapê), Alice da Silva (Maranguape), Maria Helena (Juazeiro do Norte), Francisco Evandinho, o Duca (Quixadá), e Elisabeth Felix, a Beta (Canindé). O filme explora não só as histórias de fé dessas figuras, mas também como suas práticas se conectam com a assistência em saúde oferecida pelo Estado e municípios.

Contemplado pelo Edital de Cinema e Vídeo 2018 da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), o filme já foi exibido em cidades como Meruoca, Alcântaras, Massapê e Quixadá e seguirá para novas exibições em novembro. Também está sendo inscrito em festivais, buscando expandir o alcance dessa tradição cultural.

“O nosso objetivo é levar essas histórias de talento e altruísmo, que valorizam e perpetuam a ancestralidade e a cultura tradicional para as populações locais”, destaca o diretor Augusto Cesar dos Santos.