Dez novos cordéis do Sertão Central serão lançados na FLIC 2024 em Quixadá
Subtítulo: Lançamentos celebram a tradição do cordel, com obras produzidas por cordelistas da região, durante a Festa da Literatura de Cordel, que acontece de 15 a 17 de agosto.
Da Redação
13/08/24 • 19h40
A Festa da Literatura de Cordel (FLIC) 2024, que acontecerá de 15 a 17 de agosto na Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá, será marcada pelo lançamento de dez novos cordéis do Sertão Central. Esses lançamentos fazem parte da Coleção de Folhetos Populares da EdUECE, resultado de um mapeamento de cordelistas da região, realizado pelo projeto de extensão LABSUL/FECLESC.
As capas dos cordéis foram criadas por jovens gravuristas locais, que participaram do curso “Cordel: da Gravura à Encadernação”. Além disso, os registros dos cordelistas integram o projeto de Mapeamento do Patrimônio Cultural e Natural do Sertão Central, ambos realizados pela Casa de Saberes Cego Aderaldo, um espaço cultural vinculado à Secretaria da Cultura do Ceará e gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
A FLIC 2024 é uma iniciativa que reúne o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a Casa de Saberes Cego Aderaldo (CSCA) e a Academia Brasileira de Letras (ABL), com o objetivo de valorizar e difundir a Literatura de Cordel, reconhecida como patrimônio imaterial brasileiro. A festa conta com o apoio de instituições como Fecomércio, Sesc, Senac, Casa de Antônio Conselheiro, Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE), FECLESC, e a Editora da Universidade Estadual do Ceará (EdUECE).
O evento promete ser um grande marco na preservação e celebração da rica tradição do cordel, homenageando poetas que têm se destacado na cultura popular do Sertão Central, contribuindo significativamente para a valorização dessa forma de expressão cultural tão enraizada no cotidiano e na alma do povo nordestino.