Com show de Geraldo Azevedo, Herança Nativa sobe a serra

Evento cultural itinerante do Sesc reúne povos indígenas, ciganos, quilombolas e comunidades sertanejas em Viçosa do Ceará.

Da Redação
04/04/24 • 12h10

Artista é uma das novidades da programação. (Foto: Raul Aragão)

O Encontro Sesc Herança Nativa chega a Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba, com uma programação itinerante que valoriza a memória social e promove o intercâmbio cultural entre povos indígenas, ciganos, quilombolas e comunidades sertanejas. De 11 a 14 de abril, o evento oferece diversas atividades gratuitas, incluindo rodas de conversa, apresentações artísticas, feira de artesanato e gastronomia. Entre os destaques, está a apresentação do cantor, compositor e violonista Geraldo Azevedo, em 13 de abril. Ele apresentará o show Voz & Violão a partir das 21h, prometendo um passeio por cinco décadas de sua carreira musical.

A abertura, marcada para quinta-feira, 11 de abril, às 18h30, contará com uma variedade de atrações, como feira de artesanato, casa da tapioca e apresentações socioculturais. Destaque para a presença de artistas como Ana da Rabeca, Maracatus, Companhia Carcará Arte e Cultura e Kayro Oliveira.

Além das atividades nos pontos centrais da cidade, o Herança Nativa oferece vivências externas, incluindo visitas à Casa dos Licores e ao Parque Nacional de Ubajara, além de uma experiência na aldeia indígena Gameleira do Povo Tapuya Kariri.

A feira “Onde há rede, há renda” é uma oportunidade para apreciar e adquirir artesanato local, incluindo rendas, esculturas em madeira, produtos em couro e artesanias feitas com materiais naturais.

A cultura alimentar também está em destaque, com o projeto DiCumê, que oferece oficinas e palestras sobre práticas alimentares, em parceria com o Senac e o Mesa Brasil Sesc, promovendo o intercâmbio de conhecimentos entre mestras da cultura alimentar e alunos da instituição.