Centro Cultural do Cariri lança Chamada de Ações de Formação para 2024

Serão selecionadas para oferecer formações gratuitas à população.

Da Redação
28/06/24 • 12h07

Investimento para a seleção será de R$ 32 mil. (Foto: Samuel Macedo)

O Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, parte da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Rece) e gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, lança a Chamada de Ações de Formação 2024. Serão selecionadas 12 propostas para oferecer formações gratuitas à população, agentes culturais e técnicos da cultura.

O edital visa promover a formação artística, cultural e técnica na região do Cariri, alinhado às políticas estaduais para produção de conhecimento e qualificação profissional. Serão escolhidas propostas nas categorias: Literatura, Culturas Urbanas, Cidadania Cultural, Segmento Técnico e Ciência, Cultura e Natureza, a serem implementadas entre agosto e outubro de 2024.

O investimento de R$ 32 mil será destinado à seleção. Pessoas residentes na região do Cariri cearense há pelo menos dois anos, incluindo educadores, artistas e agentes culturais, são convidadas a participar. As ações selecionadas farão parte da programação da Gerência de Formação, Livro e Leitura.

As inscrições estão abertas até 10 de julho de 2024 e devem ser realizadas on-line, através da plataforma Mapa Cultural do Ceará (https://mapacultural.secult.ce.gov.br), sem custo para os participantes. A Comissão de Avaliação e Seleção, composta por representantes do Centro Cultural do Cariri, Instituto Mirante de Cultura e Arte e outros equipamentos da Secult/CE, será responsável pela seleção.

Os critérios de avaliação incluem clareza e consistência da proposta, trajetória profissional do proponente, cumprimento de ações afirmativas, contribuição para acessibilidade de conteúdos de formação para pessoas com deficiência, relevância para o desenvolvimento estético e técnico dos participantes, originalidade e capacidade técnica de execução.

O resultado final será publicado nas redes oficiais do Instituto Mirante de Cultura e Arte e do Centro Cultural do Cariri no dia 30 de julho.