Celebrando o Mês do Orgulho, Dragão do Mar recebe o 18º Festival For Rainbow

Programação segue até a sexta-feira (28) e conta com mostras de cinema, shows, espetáculos cênicos  e exposições.

Da Redação
24/06/24 • 11h05

Evento é gratuito, com os ingressos sendo retirados no local. (Foto: Divulgação)

De 22 a 28 de junho, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura receberá a 18ª edição do For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero. O evento, reconhecido internacionalmente por sua relevância na temática LGBTQIAPN+, contará com mostras de cinema, shows, espetáculos cênicos, apresentações de DJs, exposições, feira, oficina e performances. Toda a programação é gratuita, sendo necessário retirar ingressos para as atividades no Teatro Dragão do Mar e no Cinema do Dragão, uma hora antes, na bilheteria.

A Mostra Competitiva Internacional do festival apresentará seis longas-metragens, incluindo dois nacionais, um norte-americano, um italiano, um argentino e um francês. Na categoria de Curta-Metragem, 21 filmes de oito países competem pelo troféu Elke Maravilha. Destes, treze são brasileiros, com a França em segundo lugar com dois filmes. Argentina, Sri Lanka, México, Paraguai, Índia e Coreia do Sul participam com um filme cada.

As sessões da competição ocorrerão de sábado (22) a quinta-feira (27), sempre às 19h, na Sala 2 do Cinema do Dragão. Os vencedores serão anunciados na Cerimônia de Premiação e Entrega dos Troféus, na sexta-feira (28).

Além das competições, o festival apresentará outras mostras cinematográficas na Sala 2 do Cinema do Dragão. A Mostra de Filmes Convidados ocorrerá nos dias 26 e 27 (quarta e quinta-feira), às 16h, com a exibição de ‘Neirud’ e ‘Diário da Primavera’. O festival também trará os quatro primeiros capítulos da minissérie ‘Trago a Pessoa Amada’, no dia 22 (sábado), às 15h.

Todas as noites, exceto segunda-feira (24), a partir das 22h, a Arena Dragão do Mar será animada por festas com DJs e shows, com atrações como Essas Mulheres, Yara Canta, Lena Oxa, Coletivo Divas, Vanessa a Cantora, DJ Negona, Baile Charme 2000, Má Dame e Di Ferreira. A programação também inclui apresentações cênicas, como o espetáculo “Vita e Virginia” de Herê Aquino na quarta-feira (26).

O festival deste ano também inclui a oficina “Construção de Narrativas LGBTQIA+: Ferramentas de Contra-Narrativas e Autorretratos”, ministrada pelo diretor e roteirista Bruno Victor Ribeiro. A oficina ocorrerá nos dias, 25 e 26, sempre às 14h, na Arena Dragão, e analisará roteiros e obras contemporâneas do cinema LGBTQIAPN+ brasileiro.

A exposição “Cartaz Vivo: Que Filme é Esse?” será realizada na Arena Dragão entre os dias 21 e 28 de junho. Esta exposição é resultado da “Oficina de Figurino para Cinema”, onde os participantes desenvolvem figurinos para cinema com base em referências teóricas e aulas práticas, culminando na criação da exposição como projeto final.