Ceart expõe e comercializa trabalho de 520 artesãos na Expocrato

O maior evento de agropecuária do Norte e Nordeste acontece até o dia 21 de julho.

Da Redação
15/07/24 • 17h35

Artesãos de 13 municípios do Cariri estão participando, mostrando o melhor do sul do Ceará. (Foto: Divulgação)

A Secretaria da Proteção Social (SPS), por meio da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), está apoiando 520 artesãos do Cariri na Expocrato, o maior evento agropecuário do Norte e Nordeste, que ocorre de 13 a 21 de julho, no Parque de Exposição Pedro Felício, no Crato. A secretária Onélia Santana destaca que a Expocrato é uma oportunidade para ampliar a visibilidade dos artesãos e valorizar a diversidade do artesanato da região.

A CeArt conta com 36 estandes, incluindo 16 associações e grupos produtivos, além de 20 artesãos individuais, exibindo e comercializando o artesanato cearense. Serão apresentadas dez tipologias diferentes, como rechilieu, bordado boa noite, renda de bilro, argila, xilogravura, pedras kariri, esculturas de madeira, trançado de sisal, fibras de bananeira, palha de milho e composição de bonecos.

Entre os participantes estão renomados artesãos como Espedito Seleiro e Cícero Caetano (Zumbi), além de membros da Associação do Mocotó. A coordenadora da CeArt, Germana Mourão, ressalta que a equipe técnica da CeArt estará presente durante todo o evento, oferecendo suporte logístico e emitindo ou renovando identidades artesanais.

Os artesãos cadastrados pelo Programa de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo do Artesanato devem apresentar a identidade artesanal. Novos candidatos precisam trazer documentação, um produto pronto na técnica desejada e material para o teste de habilidade, que é a confecção do produto ao vivo.

A CeArt já cadastrou mais de 39.908 artesãos de 15 tipologias diferentes e intermediou, no ano passado, a venda de 59.615 peças, gerando mais de R$ 4,3 milhões em vendas. Além de apoiar a comercialização, a CeArt emite identidades artesanais, credencia artesãos para eventos nacionais e internacionais, e oferece o selo CeArt, que certifica a originalidade e valor cultural dos produtos.

A população do Cariri pode encontrar artesanato regional nas lojas da CeArt na Arena Romeirão e no Complexo do Centro Multifuncional de Serviços em Juazeiro do Norte.