Cariri recebe a 64ª edição da Feirart
Evento acontece entre 6 e 8 de junho e a expectativa é que receba mais de 3,5 mil visitantes por dia.
Da Redação
03/06/24 • 11h05
A 64ª edição da Feirart será realizada na região do Cariri, oferecendo aos visitantes acesso a produtos de 80 artesãos cearenses. Participarão grupos produtivos, entidades artesanais e artesãos individuais de diversas regiões do Estado. O evento ocorrerá de quinta-feira a sábado (6 a 8 de junho) no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, no Crato, com atividades a partir das 16h.
A feira é promovida pela Secretaria da Proteção Social (SPS) através da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), visando valorizar e apoiar a comercialização do artesanato cearense. Germana Mourão, coordenadora de desenvolvimento do artesanato da SPS, destaca que o evento, realizado em um período festivo, ocupará novos espaços e divulgará o artesanato local, interligando artesanato e cultura.
A secretária da Proteção Social, Onélia Santana, enfatiza que a feira em uma nova região é parte da regionalização das políticas públicas. Segundo ela, a feira valoriza a cultura local, promove o intercâmbio de saberes e movimenta a economia. Um grupo de lojistas do eixo Rio-São Paulo visitará o Cariri para conhecer o artesanato e seus artistas, fortalecendo o mercado.
A expectativa é de que 3.500 pessoas participem do evento diariamente. A feira apresentará peças de diferentes tipologias, como couro, fios e tecidos, fibra vegetal e argila. Oficinas artesanais de argila, bordado à mão e pintura em madeira serão oferecidas, além de programação musical e área de alimentação.
A edição contará com uma exposição em homenagem ao artesão caririense Raimundo Caetano Rodrigues, conhecido como mestre Racar. A exposição reunirá algumas de suas produções, em memória do artesão falecido em 2024. Racar era um artista popular do Centro de Cultura Popular Mestre Noza, representando através do entalhamento em madeira elementos do folclore do Sertão do Cariri.