CAIXA Cultural Fortaleza apresenta exposição interativa “Viajando com Tapetes Contadores”

Iniciativa do grupo “Os Tapetes Contadores de Histórias” fica na CAIXA Cultural de 21 de março a 21 de abril

Da Redação
11/03/24 • 17h30

Os Tapetes Contadores de Histórias, grupo com 25 anos de carreira (Foto: Andressa Anholete)

A CAIXA Cultural Fortaleza estará em destaque de 21 de março a 21 de abril de 2024 com a exposição interativa “Viajando com Tapetes Contadores”, do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias. Com 25 anos de carreira, o coletivo pioneiro no país apresenta um projeto singular de transposição do livro para a artesania têxtil, sendo o primeiro a realizar exposições interativas dentro de galerias de arte. A visitação é gratuita.

A exposição traz narrativas costuradas e bordadas à mão pelos integrantes do grupo, em bonecos coloridos, tapetes, caixas, painéis e livros que ganham vida na voz e interpretação dos contadores de histórias. Ao todo, são 60 obras criadas no Brasil, França e Peru, proporcionando cenários para histórias do mundo inteiro, incentivando as crianças na experiência lúdica da leitura e da descoberta.

Entre os textos interpretados estão contos brasileiros, latino-americanos, africanos e de tradição europeia, incluindo obras de autores como Ana Maria Machado, Ricardo Azevedo, Graciliano Ramos e Carlos Drummond de Andrade. Além disso, serão apresentados os livros de pano do peruano Manos que Cuentan e os tapetes do projeto francês Raconte-Tapis, ao lado de cada obra exposta.

Os Tapetes Contadores de Histórias trarão novos cenários e contos lançados durante a temporada realizada em janeiro na CAIXA Cultural Brasília. O programa inclui contação de histórias e a oficina “Ateliê de Histórias para Contadores”. O grupo, referência internacional na arte de contar histórias e criação de cenários têxteis, já representou o Brasil em 16 países, compartilhando histórias em inglês, francês, espanhol e português.