BECE inaugura exposição em homenagem aos 115 anos de Patativa do Assaré

Acervo reúne 45 peças e abrange desde poemas e cordéis até biografias. A entrada para a exposição é gratuita

Da Redação
06/03/24 • 11h35

Patativa do Assaré completaria 115 anos na última terça, 05 (Foto: Alexandre Vale)

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) celebrou, nesta terça-feira, 05, o aniversário de 115 anos do renomado poeta cearense Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré. O artista, símbolo das tradições e valores do sertão, agora é homenageado por meio da exposição “Patativa do Assaré: o homem e o pássaro”, que reúne 45 peças do seu acervo na BECE, em parceria com o Instituto Dragão do Mar.

Os visitantes da BECE têm a oportunidade de mergulhar na obra e na vida do poeta, explorando diversos títulos disponíveis na “Coleção Ceará”. O acervo abrange desde poemas e cordéis até biografias e publicações acadêmicas, incluindo obras como “Cante lá que eu canto cá: filosofia de um trovador nordestino”, “Patativa em sol maior: treze ensaios sobre o poeta pássaro” e “O melhor do Patativa do Assaré”, organizado em 2020 pelo professor, pesquisador e comunicador Gilmar de Carvalho, em parceria com a Secretaria de Cultura.

Com curadoria de Ana Karine Garcia, Regina Célia, Vitoria Santiago, Rômulo Benevides e Nataniel Moreira, a exposição destaca o legado de Patativa do Assaré, que alcançou reconhecimento nacional e internacional, deixando uma marca indelével na história e na cultura popular brasileira. A mostra oferece um espaço único para os visitantes se conectarem com a essência e a poesia desse grande nome da literatura brasileira.

Serviço:

Exposição “Patativa do Assaré: o Homem e o Pássaro”
Data: a partir de terça-feira, 5
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Avenida Presidente Castelo Branco, 255, Praia de Iracema – Fortaleza – CE)
Entrada Gratuita