Aterrinho da Praia de Iracema recebe estrutura para o São João de Fortaleza

Expectativa é de atrais mais de 500 mil pessoas para os três dias de festa.

Da Redação
26/06/24 • 09h22

Palco conta com 20 metros de largura e 15 de profundidade. (Foto: Daniel Calvet)

A infraestrutura do São João de Fortaleza está quase pronta para três dias de festa, de sexta-feira a domingo (28 a 30). Além do palco principal, o Aterrinho da Praia de Iracema terá um tablado para a competição de quadrilhas e um cenário junino que abrigará a Feira Criativa. O espaço também contará com uma Central de Reciclagem e estruturas de segurança. A expectativa é de 500 mil pessoas e o evento deve impactar 1,2 mil pequenos negócios, como ambulantes, bares, restaurantes e artesãos.

A estrutura começou a ser montada em 13 de junho e será concluída nesta quinta-feira (27). O palco principal tem 20 metros de largura e 15 metros de profundidade, incluindo as estruturas laterais. A área útil do palco terá 20 metros.

O tablado para a competição de quadrilhas juninas terá acesso sinalizado e duas arquibancadas com capacidade para cerca de mil pessoas. A entrada será controlada por ordem de chegada. O cenário junino abrigará a Feira Criativa de São João, com cerca de 50 expositores dos programas municipais de empreendedorismo. O espaço terá 50 metros de largura e 15 metros de profundidade.

A área para pessoas com deficiência (PCD) ficará na lateral direita do palco, a 20 metros da área frontal. Adaptada às normas da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a área terá capacidade para 60 pessoas, incluindo acompanhantes. Haverá dois banheiros adaptados e telões com intérpretes de Libras para tradução em tempo real.

O Re-ciclo terá uma central de reciclagem no Aterrinho, onde os resíduos coletados serão pesados e triados. A equipe contará com 30 catadores e 20 mobilizadores do Fortaleza Limpa, que divulgarão ações de reciclagem e limpeza. A expectativa é coletar três toneladas de resíduos nos três dias de festa.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) instalará um Posto Médico Avançado (PMA) no local, com 14 profissionais. O PMA terá duas ambulâncias, uma de suporte avançado e outra de suporte básico, para atendimento durante o evento.