Anexo Bode Ioiô é aberto ao público no Museu do Ceará

Bode Ioiô volta a Fortaleza após processo de restauração

Da Redação
20/03/24 • 16h58

Bode Ioiô, um dos personagens mais emblemáticos de Fortaleza(Foto: Jeny Sousa/Secult)

Na tarde da última sexta-feira (15), o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), inaugurou o Anexo Bode Ioiô do Museu do Ceará, marcando uma celebração especial para demarcar a atuação desse importante espaço cultural. O evento contou com a presença de historiadores, pesquisadores, gestores, trabalhadores e a população em geral, que puderam conhecer de perto o trabalho diário realizado no local, que abriga o acervo da instituição museológica mais antiga do estado.

Durante a abertura, foi realizada a inauguração oficial da exposição “Museu Pra Quem?” e a exibição do icônico Bode Ioiô, que retornou a Fortaleza após um processo de restauração. O Museu do Ceará, integrante da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), reafirma seu compromisso com a preservação e divulgação da história e da cultura cearenses.

O Anexo Bode Ioiô é parte de um processo mais amplo de revitalização do Museu do Ceará, que incluiu a assinatura de um Projeto de Lei pelo governador Elmano de Freitas destinando R$ 4.5 milhões para o restauro e reforma do Palacete Senador Alencar, sede do museu desde 1990. Essa iniciativa visa modernizar o espaço, tornando-o mais acessível e adequado para a exposição e interpretação do acervo.

A secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, ressaltou a importância do Anexo Bode Ioiô como um espaço acolhedor para a comunidade que busca conhecer o acervo e participar das atividades do museu. O projeto “Pensar Museus no Ceará”, que inclui a inauguração do Anexo Bode Ioiô, é parte de uma série de iniciativas que visam promover o diálogo, a formação e a reflexão sobre a história e os museus no estado do Ceará.