14º Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte celebra a cultura nordestina

Evento tradicional na região jaguaribana reúne artistas locais e nacionais, oficinas e feira de economia criativa.

Da Redação
14/08/24 • 13h13

O sanfoneiro pernambucano Cezzinha será uma das atrações do evento. (Foto: Divulgação)

O som das sanfonas vai dominar a região jaguaribana do Ceará entre os dias 23 e 25 de agosto, quando Limoeiro do Norte sediará a 14ª edição do Festival de Sanfoneiros. Este evento tradicional é conhecido por valorizar a cultura popular nordestina, oferecendo entretenimento e interação cultural para toda a comunidade. A programação é gratuita e inclui uma série de atividades, desde apresentações musicais até ações formativas e uma feira de economia criativa.

As noites na Praça da Matriz serão embaladas por apresentações de artistas locais, regionais e convidados nacionais, a partir das 20h30. Sob a condução do artista cearense Dilson Pinheiro, o palco receberá nomes como João Bandeira (CE), Clementino Moura (CE), Cezzinha (PE), Fulô de Algodão (RN) e Laís e Luiza Amaro (PB).

Além disso, no sábado pela manhã, das 8h ao meio-dia, a feira livre da cidade será palco do “Forró na Feira”, onde sanfoneiros profissionais, amadores e entusiastas se revezarão em apresentações abertas ao público.

O Festival também promove a capacitação e o desenvolvimento artístico. No IFCE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Limoeiro do Norte, serão oferecidas oficinas de Luthieria e Afinação de Acordeon para alunos do curso de música, além de uma palestra sobre “Produção Artística e Novas Tecnologias”, voltada para universitários.

Um dos destaques da programação é a “Conversa de Sanfoneiro”, que será realizada durante o “Forró da Melhor Idade”, um evento idealizado pela professora aposentada Maria Saraiva e que ocorre desde 2011 às quartas-feiras, na quadra do Colégio Patronato.

Como parte das festividades, a I Feira de Economia Criativa do Vale do Jaguaribe (FECVALE) será realizada na Praça da Matriz, das 18h às 22h, durante os três dias do festival. A feira reunirá artistas, artesãos e pequenos empreendedores locais, celebrando a criatividade e a sustentabilidade.

Além das exposições e vendas, o público poderá participar de workshops, oficinas de fabricação de instrumentos a partir de material reciclável e outras atividades interativas. Haverá também uma exposição de fotografias que retrata momentos marcantes da história do Festival de Sanfoneiros, desde sua criação.