12 equipamentos da Proteção Social oferecem Colônia de Férias gratuitamente

O objetivo é fomentar a interação social por meio da diversão, evitando brincadeiras nas ruas durante o período de férias escolares.

Da Redação
05/07/24 • 18h10

O objetivo é facilitar a interação entre crianças e adolescentes de 5 a 17 anos. (Foto: Mariana Parente)

Ao som de uma trilha sonora animada, a colônia de férias nos equipamentos da Secretaria da Proteção Social (SPS) começou na segunda-feira (1), com muitas brincadeiras. Com o tema “Brincando Divertidamente”, a programação ocorre em centros comunitários, ABCs, circos escolas e no Espaço Viva Gente. O objetivo é facilitar a interação entre crianças e adolescentes de 5 a 17 anos e fortalecer laços de amizade. Toda a programação é gratuita e as inscrições estão abertas até dia 10.

Segundo a coordenadora do ABC Serrinha, Gésica Machado, durante as férias, o local atende um número maior de beneficiários, com uma média de 300 pessoas diariamente. “Não queremos deixar os jovens ociosos. Então, disponibilizamos o espaço nos turnos da manhã e da tarde para todos que buscam acolhimento”, afirma.

No ABC Serrinha, crianças e adolescentes de vários bairros de Fortaleza participam das atividades. “Atendemos pessoas da Serrinha, Parangaba, Itaperi, Montese, Aeroporto, Parque Dois Irmãos e Itaoca. Todos participam de atividades lúdicas, artísticas, como balé e violão, esportivas, como karatê e capoeira, e estamos realizando uma copinha interna de futsal”, completa.

O secretário-executivo da Proteção Social, Paulo Guedes, destaca que a colônia de férias é uma ação rotineira nos equipamentos, entendendo a necessidade das mães nesse período. “Nossos equipamentos já oferecem atividades no contraturno escolar. Durante as férias, ampliamos as atividades e o número de atendimentos, proporcionando um ambiente seguro e estimulante”, observa.

No Espaço Viva Gente, a assistente social Jordana Martins explica a importância da colônia de férias para resgatar brincadeiras antigas que estão se perdendo com o advento da tecnologia, uma queixa dos pais. “Sem as aulas, as atividades de férias fazem com que as crianças e adolescentes se desconectem e socializem entre si”.

A programação está cheia de atividades, mas as crianças e adolescentes sempre pedem para jogar carimba quando sobra tempo. “É a brincadeira que todos adoram por aqui”, pontua Jordana. Ela comenta ainda que o Espaço realizará atividades externas, como visitas à Cidade Mais Infância no dia 11, ao Planetário no dia 18 e ao Museu da Fotografia no dia 30.