Pesquisar

+ Notícias

+ Notícias

Enem 2024 tem mais de 5 milhões de inscritos em todo o Brasil

A prova será aplicada cerca de 10 mil locais nos dias 3 e 10 de novembro.
As provas acontecem em 1.753 municípios ao redor do país. (Foto: Rafa Neddermeyer)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 nos dias 3 e 10 de novembro. Mais de 5 milhões de candidatos estão inscritos, com provas distribuídas em cerca de 10 mil locais, como escolas e faculdades, em 1.753 municípios, utilizando aproximadamente 140 mil salas.

Os candidatos já podem acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na página do participante do Enem. O documento informa o local de prova, além de dados importantes como o número de inscrição e horários.

Segurança e acessibilidade

O Inep organizou uma grande logística de segurança para a aplicação das provas, com a participação de 300 mil colaboradores, entre aplicadores de prova, fiscais e assistentes. Para atender as necessidades dos candidatos com deficiência ou outras condições especiais, serão disponibilizados 58 mil atendimentos especializados, como prova em Braille, intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), e salas acessíveis.

A logística envolve a distribuição de 9 milhões de cadernos de prova, transportados em 65 mil malotes por meio de 10,8 mil rotas. Após o término das provas, será feita a coleta dos cartões-resposta pelos Correios, para correção.

As notas do Enem podem ser utilizadas para concorrer a vagas em programas do governo federal, como o Sisu, ProUni e Fies, que facilitam o ingresso ao ensino superior. Além disso, instituições de ensino superior em Portugal também aceitam as notas do Enem para admissão de estudantes brasileiros.

O Enem será composto por 180 questões objetivas, divididas em quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Além das questões objetivas, os candidatos deverão realizar uma redação.

O exame também terá aplicação para pessoas privadas de liberdade (PPL), além de oferecer o tratamento pelo nome social para aqueles que solicitaram o recurso.

Mais notícias

plugins premium WordPress