Pesquisar

Poder

Poder

Encontro de Trump e Xi alivia guerra comercial e define cooperação

Em reunião na Coreia do Sul, presidentes dos EUA e da China concordam em reduzir tarifas, retomar comércio de soja e combater o tráfico de fentanil.
Encontro de Trump e Xi
O encontro de Trump e Xi resultou em promessas mútuas de cooperação. (Foto: Evelyn Hockstein)

Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, definiram um importante roteiro de reaproximação em uma reunião de quase duas horas nesta quinta-feira (30), na Coreia do Sul. O encontro de Trump e Xi resultou em promessas mútuas de cooperação e em um significativo alívio na guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.

Alívio na guerra comercial

Como principal resultado prático, Trump anunciou a redução das tarifas sobre produtos chineses. Em contrapartida, a China se comprometeu a retomar a importação de soja norte-americana, uma pauta crucial para o setor rural dos EUA, e a combater o tráfico de fentanil para o país. Além disso, as restrições chinesas à exportação de “terras raras” foram suspensas.

Cooperação e distensão

Além da pauta comercial, os líderes garantiram que seus governos “vão trabalhar juntos” para promover um cessar-fogo na Ucrânia. O ambiente de distensão foi evidente, com Trump se referindo a Xi como “um amigo” e o líder chinês considerando “normal que as duas maiores economias mundiais tenham fricções”. A delicada questão de Taiwan não foi abordada na reunião.

Próximos passos

O encontro de Trump e Xi ocorreu à margem da cúpula da APEC (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico). As equipes econômicas dos dois países agora trabalharão para formalizar os acordos. Uma nova cúpula bilateral foi agendada para o próximo ano, em solo chinês, para dar continuidade ao diálogo.

Mais notícias