Ceará
Ceará
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e a Universidade Estadual do Ceará (Uece) promovem nesta quinta-feira (12), a partir das 13h, no auditório Murilo Aguiar, o encerramento do curso “Artesãs em Bordado à Mão”. O evento contará com uma exposição e venda das peças criadas pelas participantes durante as capacitações.
Realizado pelo Projeto Renda Gera Renda, em parceria com a UECE e prefeituras municipais, o curso foi financiado por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Mulheres Mil), do Governo Federal. A iniciativa capacitou 720 mulheres de 17 municípios cearenses, abrangendo técnicas como renda de bilro, labirinto e crochê, em um curso com carga horária de 160 horas/aula.
As disciplinas incluíram conteúdos práticos e teóricos como design, modelagem, práticas motivacionais, precificação e marketing digital. O público-alvo foi composto por artesãs, alunas do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), jovens nem-nem (que não estudam nem trabalham), e beneficiárias de programas sociais como o PAIF e o PAEF.
Os municípios contemplados estão distribuídos por três regiões do Ceará:
•Litoral Leste: Aquiraz, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí.
•Litoral Oeste: Paracuru, Paraipaba, Trairi, Amontada e Itapipoca.
•Litoral Norte: Itarema, Acaraú, Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Camocim e Barroquinha.
A secretária executiva do Conselho de Altos Estudos, Luiza Martins, destacou a importância da parceria com a UECE para promover a economia criativa e a inclusão produtiva. Ela também ressaltou a necessidade de ações futuras para apoiar as artesãs capacitadas, como incentivo ao associativismo e à comercialização digital.
Entre os resultados do curso está a criação da coleção “Renda-se ao Mar”, que poderá ser integrada a plataformas digitais como Somos Um, Magalu e Terrartesã, do Grupo Mulheres do Brasil, ampliando as oportunidades de renda e visibilidade para as artesãs cearenses.