Pesquisar

Economia

Economia

Líderes empresariais concluem programa em Londres com foco em inovação

Empresários cearenses participam de sessões na Imperial College e discutem oportunidades de energias renováveis para o Ceará.
A London Journey, promovido pela Fiec e IEL Ceará, concluiu sua programação em Londres. (Foto: Divulgação/ Fiec)

O Programa de Educação Executiva Internacional, London Journey, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), foi finalizado com uma programação voltada para sustentabilidade, regulamentação e descarbonização. A última sessão foi ministrada pela professora Gbemi Oluleye na Imperial College, abordando intervenções para inovação limpa e competitividade tecnológica.

Ela destacou que um dos principais desafios para a descarbonização industrial é o alto custo das tecnologias para reduzir emissões de CO2, focando sua pesquisa na viabilidade econômica das inovações sustentáveis. Ela ressaltou a importância de auxiliar tanto o setor público quanto o privado a avançarem globalmente rumo à sustentabilidade.

O presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, apresentou um panorama sobre o setor de energia global, ressaltando como o potencial das energias renováveis no Ceará pode impulsionar o desenvolvimento do Estado. Ele destacou que a transição energética representa uma oportunidade histórica para melhorar a qualidade de vida da população cearense.

O evento foi encerrado com a entrega dos certificados aos 40 líderes cearenses participantes, realizada pelo diretor de Educação Executiva da Imperial College, David Brown, ao lado de Ricardo Cavalcante. A superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, fez um balanço do programa, afirmando que a iniciativa se renova a cada ano, proporcionando aprendizado de alto nível e fortalecendo a integração entre líderes de diversos setores.

“Estudar em uma universidade de referência mundial e trocar experiências com especialistas são oportunidades únicas que agregam valor e nos aproximam das mais recentes inovações tecnológicas e culturais”, afirmou Dana. Ela também destacou que o alinhamento entre os participantes do programa é essencial para que o aprendizado se traduza em ações concretas de desenvolvimento no Ceará.

Durante os quatro dias, os participantes assistiram a palestras sobre governança digital, inteligência artificial, ciência quântica e indústria 5.0, além de realizarem visitas técnicas a empresas de destaque no ecossistema londrino. A superintendente ressaltou que essa convivência em grupo fortalece a complementaridade das ações: “O presidente Ricardo vem orquestrando tudo isso com maestria, e saímos daqui motivados a aplicar o que aprendemos em prol do Ceará”.

Mais notícias

plugins premium WordPress