Poder
Poder
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, foi um dos cinco governadores homenageados pelo Senado Federal nesta segunda-feira (13), em reconhecimento aos esforços na promoção da educação infantil pública e de qualidade. A solenidade, presidida pelo senador Davi Alcolumbre, aconteceu no plenário do Senado, em Brasília.
Além do chefe do Executivo cearense, também receberam a comenda os governadores Clécio Luís (Amapá), Mauro Mendes (Mato Grosso), Rachel Lyra (Pernambuco) e Romeu Zema (Minas Gerais).
Durante a cerimônia, Elmano destacou que a homenagem é um reconhecimento coletivo.
“É um reconhecimento que pertence a todo o povo do Ceará, especialmente aos nossos educadores, que dedicam sua vida à missão mais nobre que existe: ensinar e garantir o direito de aprender de cada criança”, afirmou.
O governador ressaltou ainda a importância do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Paic), criado em 2007, como marco da transformação educacional cearense. “O sucesso alcançado é resultado do Paic, que hoje é um patrimônio do Ceará, construído com coragem, perseverança e cooperação”, completou Elmano, ao mencionar os ex-governadores Cid Gomes, Camilo Santana e Izolda Cela.
Atualmente, o Ceará lidera o país em alfabetização: 85% das crianças da rede pública aprendem a ler e escrever até o 2º ano do Ensino Fundamental, enquanto a média nacional é de 59,2%, segundo o Ministério da Educação (MEC). Nove municípios cearenses já atingiram 100% de alfabetização.
Esta foi a primeira edição da comenda, instituída pela Resolução nº 8/2025 e proposta pelo senador Cid Gomes, com o objetivo de reconhecer gestores públicos com boas práticas educacionais. A homenagem conta com parceria do MEC, da Unesco, da Fundação Roberto Marinho e de entidades do terceiro setor.
Os critérios de avaliação incluem resultados de alfabetização infantil, equidade racial e socioeconômica, formação de professores e gestores e engajamento em regime de colaboração.
O senador Cid Gomes enfatizou que a premiação busca incentivar novos investimentos na alfabetização. “Iniciativas como essa vão contribuir para que mais dirigentes públicos compreendam a importância de alfabetizar as crianças na idade certa. Esse é o grande desafio da educação”, afirmou.
O ministro da Educação, Camilo Santana, também participou da cerimônia e destacou a relevância da experiência cearense para as políticas públicas nacionais.
“Criamos o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, fruto da experiência do Ceará com o Paic e de outros estados. É um programa prioritário para o presidente Lula”, explicou.
Além dos avanços na alfabetização, as redes públicas municipais do Ceará alcançaram o melhor resultado do Brasil nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, de acordo com o Ideb 2023. As dez melhores escolas públicas do país nos anos iniciais são cearenses.
“O sucesso do Ceará na educação é fruto de planejamento, continuidade e cooperação. É resultado da confiança entre Estado e municípios e do compromisso dos nossos professores e gestores”, concluiu Elmano.