Pesquisar

Poder

Poder

Eleições municipais geram mudanças na composição da Alece

Bruno Pedrosa, do PDT, e Apollo Vicz, do PSD, vão ocupar as vagas de Evandro Leitão e Gabriella Aguiar, respectivamente.
Gabriella Aguiar e Evandro Leitão vão deixar vagas para os suplentes no parlamento estadual. (Foto: Reprodução)

Neste domingo (27), o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PT), foi eleito prefeito de Fortaleza, com a deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD) como vice-prefeita, em decisão definida no segundo turno. A posse dos novos cargos executivos, prevista para 1º de janeiro de 2025, implicará mudanças na Alece, com renúncias e ocupação das cadeiras por suplentes.

Por força de lei, Evandro Leitão e Gabriella Aguiar devem renunciar a seus mandatos parlamentares até o dia 31 de dezembro de 2024. O suplente Bruno Pedrosa (PDT) assumirá a vaga de Evandro na Alece, pois, embora atualmente no PT, ele foi eleito pelo PDT para seu terceiro mandato em 2022. Já Gabriella Aguiar, que está licenciada, será substituída pelo deputado Apollo Vicz (PSD), que assumiu provisoriamente a cadeira em outubro. Para ocupar o mandato na Alece, Apollo deixou o cargo de vereador na Câmara Municipal de Fortaleza.

A eleição de Evandro também provoca uma transição na presidência da Alece. Com sua renúncia, o atual vice-presidente, Fernando Santana (PT), assumirá a presidência até a eleição do novo presidente, agendada para fevereiro de 2025.

Com o término do primeiro turno das eleições municipais em 6 de outubro, já se previam mudanças na Alece. O deputado Dr. Oscar Rodrigues (União) foi eleito prefeito de Sobral e deverá deixar o cargo de deputado estadual para assumir a gestão municipal. A vaga será ocupada por Heitor Férrer, primeiro suplente do União Brasil, que retorna à Alece após cinco mandatos parlamentares.

As vitórias de Moésio Loiola (PSB), em Campos Sales, e de Simão Pedro (PSD), em Orós, também reorganizam os suplentes dos partidos. Dr. Victor Gurgel assume a primeira suplência do Progressistas após a eleição de Loiola, enquanto Apollo Vicz passa a ser o primeiro suplente do PSD com a vitória de Simão Pedro em Orós, até que Gabriella Aguiar oficialize sua renúncia para ocupar a vice-prefeitura de Fortaleza.

Mais notícias

plugins premium WordPress