Poder
Poder
A eleição suplementar de Santa Quitéria, realizada neste domingo (26), definiu Joel Barroso (PSB) como o novo prefeito do município com 53,21% dos votos válidos. Além disso, a chapa vencedora é composta pelo vice-prefeito Francisco Paiva (PP), conhecido como “Das Chagas”. Por isso, a nova gestão assume o comando da cidade após um período de instabilidade política.
A disputa fora de época ocorreu devido à cassação do mandato do ex-prefeito José Braga Barroso (PSB), o “Braguinha”, pai de Joel. Nesse sentido, mais de 30 mil eleitores foram às urnas para escolher o novo gestor. A apuração das 150 urnas eletrônicas confirmou a vitória de Joel Barroso sobre Lígia Protásio (PT), que obteve 25,14%, e Cândida Figueiredo (União Brasil), com 21,65%.
A eleição suplementar Santa Quitéria foi convocada após a Justiça Eleitoral cassar o mandato de Braguinha e seu vice, Gardel Padeiro (PSB), por abuso de poder político e econômico. Segundo as acusações, a chapa reeleita em 2024 teria sido favorecida por um esquema de compra de votos e intimidação de eleitores supostamente ligado à facção Comando Vermelho. Braguinha foi preso em janeiro de 2025, horas antes de tomar posse.