Fed reduz taxa de juros em 0,5 pontos percentuais e inicia ciclo de flexibilização monetária

Banco Central dos EUA busca equilíbrio entre inflação e mercado de trabalho com nova política.

Da Redação
19/09/24 • 11h40

A meta dos Estados Unidos é de 2% de inflação. (Foto: Joshua Roberts)

O Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos, anunciou nesta quarta-feira (18) uma redução de 0,5 pontos percentuais na taxa básica de juros, dando início a um esperado ciclo de flexibilização monetária. A decisão visa lidar com preocupações crescentes sobre a saúde do mercado de trabalho e a inflação, que está se movendo de forma mais estável em direção à meta de 2%.

O Comitê Federal de Mercado Aberto destacou que os riscos estão equilibrados entre os objetivos de emprego e inflação. A redução, no entanto, foi acompanhada pela discordância da diretora Michelle Bowman, que preferia um corte mais moderado de 0,25 ponto percentual.

As projeções indicam que o Fed pretende reduzir a taxa de referência mais 0,5 pontos percentuais até o fim de 2024 e continuar com cortes até 2026. O presidente do Fed, Jerome Powell, explicará os detalhes em uma coletiva de imprensa, esclarecendo a estratégia para garantir que a inflação continue caindo em direção à meta, ao mesmo tempo que o mercado de trabalho se mantém estável.

O Fed está preparado para ajustar sua política conforme necessário para lidar com possíveis riscos que possam impedir o cumprimento de suas metas de preços estáveis e pleno emprego.