Economia
Economia
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), apontou um crescimento de 0,8% na economia brasileira em setembro na comparação com agosto, conforme dados divulgados nesta quinta-feira (14). O aumento sucede uma alta de 0,2% registrada entre julho e agosto. O índice é dessazonalizado, eliminando variações sazonais específicas.
Na comparação com setembro de 2023, o IBC-Br apresentou alta de 5,1%. Já no acumulado de julho a setembro deste ano, a atividade econômica avançou 1,1%, comparado ao trimestre anterior, e registrou um crescimento de 4,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
O IBC-Br acumulou crescimento de 3% nos últimos 12 meses e de 3,3% no acumulado do ano. Esses dados indicam uma tendência positiva para o PIB, que será oficialmente divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 3 de dezembro, referente ao terceiro trimestre. No segundo trimestre de 2024, o PIB do Brasil registrou expansão de 1,4% em comparação com o primeiro trimestre.