Economia
Economia
Nesta segunda-feira (2), o mercado financeiro registrou mais um dia de turbulências, com o dólar encerrando o dia vendido a R$ 6,069, em alta de 1,13%. Este é o maior valor nominal da moeda norte-americana desde a criação do real. Ao longo do dia, a cotação chegou à máxima de R$ 6,09 por volta das 13h, mantendo-se em alta durante todo o pregão.
O mercado de ações também enfrentou volatilidade. O índice Ibovespa, da B3, encerrou o dia com queda de 0,34%, aos 125.235 pontos. Apesar de uma leve recuperação no início da tarde, com alta de 0,13% às 14h50, o indicador voltou a cair nas horas finais de negociação.
A instabilidade no mercado foi influenciada pela falta de definição sobre o pacote fiscal e o aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda. O governo ainda não enviou ao Congresso as propostas detalhadas das medidas anunciadas na última quinta-feira (28), como a emenda constitucional para limitar o valor do abono salarial e os projetos de lei que reformulam a previdência dos militares e alteram a tributação do Imposto de Renda.
Durante a tarde, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, esteve no Palácio do Planalto para concluir os textos das propostas.