Poder
Poder
Os generais cearenses Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira e Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira estão entre os denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta terça-feira (18) por tentativa de golpe de Estado. Eles são acusados de participação na trama conspiracionista orquestrada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e pelo ex-ministro Walter Braga Netto para impedir a transição de governo em 2022.
A denúncia da PGR envolve 34 pessoas, incluindo Bolsonaro, Braga Netto e outros militares, que responderão pelos crimes de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. A investigação teve origem no inquérito da Polícia Federal (PF), que já havia indiciado os dois generais em novembro do ano passado.
Estevam Theophilo atuou como comandante de Operações Terrestres (COTER) do Exército Brasileiro durante o governo Bolsonaro, enquanto Paulo Sérgio Nogueira foi ministro da Defesa no último ano de mandato do ex-presidente. A denúncia será analisada pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que decidirá se os acusados se tornarão réus no caso.