Pesquisar

Entretenimento

Entretenimento

Documentário "70 anos da UFC" estreia com sessão gratuita no Cineteatro São Luiz

Dirigido por Wolney Oliveira e Joe Pimentel, filme resgata a história da universidade com depoimentos de mais de 40 personalidades.
Documentário 70 anos UFC
A sessão é gratuita e acontece no dia 7 de janeiro, às 19h, no Cineteatro São Luiz. (Foto: Wolney Oliveira)

O documentário “70 anos da Universidade Federal do Ceará” será lançado no dia 7 de janeiro, às 19h, com uma sessão gratuita e aberta ao público no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza. Idealizado pelo reitor Custódio Almeida e o cineasta Wolney Oliveira, o filme celebra as sete décadas da UFC, completadas em 2024, e resgata o protagonismo da instituição na construção do estado. Além disso, a exibição contará com acessibilidade por meio dos aplicativos Movie Reading e Cine Assista.

Um resgate histórico e afetivo

Com direção de Joe Pimentel e Wolney Oliveira, o documentário de 70 minutos traz um resgate histórico da universidade, ao mesmo tempo em que reafirma sua importância nos campos econômico, político, social e cultural do Ceará. Por isso, momentos marcantes, como fatos referentes à ditadura militar, passeatas ocorridas nos anos de 1970 e 1980 e a interiorização da universidade, são resgatados em documentos, fotografias, vídeos e depoimentos de mais de 40 personalidades.

“Uma espécie de célula-mãe de todo conhecimento gerado no estado”, afirma o jornalista e professor Ronaldo Salgado em um dos depoimentos que costuram a narrativa do filme. A produção também destaca acontecimentos recentes, como a concessão do título de Doutora Honoris Causa a Maria Bethânia.

Vozes que construíram a UFC

O filme conta com a participação de figuras importantes que tiveram suas vidas ligadas à UFC, como alunos, ex-alunos, professores e servidores. Nomes como a jornalista Adísia Sá, o sociólogo Eduardo Diatahy e os arquitetos Neudson Braga e Romeu Duarte endossam a presença marcante da universidade nos mais diversos campos. Os jornalistas Marco Fukuda e Lira Neto, autor do livro “UFC: biografia de uma universidade”, atuam como linhas condutoras dos fatos relatados.

Sobre a fundação da instituição, Lira Neto destaca: “Ainda não havia a compreensão de que o ensino superior não era algo ligado ao beletrismo, mas uma instituição que surge a partir de uma proposta de contribuir para o desenvolvimento local”. Já Adísia Sá pontua a importância do primeiro reitor: “Ninguém pode falar no Ceará, na Educação, na Universidade, no saber cearense, sem falar em Martins [Filho]”.

O lançamento do documentário “70 anos da UFC” é uma oportunidade para o público conhecer a fundo a trajetória da primeira universidade pública do Ceará e sua imensa contribuição social, intelectual e cultural para o estado. A sessão é gratuita e acontece no dia 7 de janeiro, às 19h, no Cineteatro São Luiz.

Mais notícias