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O Brasil registrou baixo desempenho no Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Timss), divulgado nesta quarta-feira (4). Participando pela primeira vez, o país apresentou resultados abaixo do nível considerado básico para mais da metade dos estudantes avaliados. O Timss é realizado a cada quatro anos e avalia alunos do 4º e do 8º ano do ensino fundamental em 72 países.
Entre os alunos do 4º ano, 51% ficaram abaixo do nível mínimo em matemática, incapazes de realizar operações básicas como soma e subtração. Em ciências, 39% não demonstraram conhecimentos básicos, como o reconhecimento de que plantas precisam de luz para sobreviver. No 8º ano, os índices são ainda mais alarmantes: 62% não alcançaram o nível básico em matemática e 42% ficaram abaixo do mínimo em ciências.
Os resultados médios dos estudantes brasileiros foram os seguintes:
•Matemática (4º ano): 400 pontos (média internacional: 503)
•Ciências (4º ano): 425 pontos (média internacional: 494)
•Matemática (8º ano): 378 pontos (média internacional: 478)
•Ciências (8º ano): 420 pontos (média internacional: 478)
Os números colocam o Brasil entre os últimos no ranking. Entre os 58 países que participaram no 4º ano, o Brasil ficou em 51º em ciências e 55º em matemática. No 8º ano, entre 42 nações, ocupou a 33ª posição em ciências e a 41ª em matemática.
Os estudantes brasileiros ficaram atrás de países como Chile, Espanha e Coreia do Sul. Contudo, superaram o Marrocos em todos os rankings. A participação incluiu 44.900 alunos de 796 escolas públicas e privadas no 4º ano e 849 instituições no 8º ano.
O Timss é organizado pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA) desde 1995, com o objetivo de mapear o aprendizado global em ciências e matemática. No Brasil, a primeira aplicação ocorreu entre agosto e setembro de 2023.