Ceará
Ceará
A Defesa Civil de Fortaleza realizou, nesta quarta-feira (19), uma operação de fiscalização em áreas de risco e canais da cidade, como parte das ações preventivas para minimizar os impactos das chuvas intensas registradas nas últimas horas. De acordo com o coordenador do órgão, tenente-coronel Haroldo Gondim, seis equipes foram mobilizadas para atender notificações da população e vistoriar pontos que passaram por intervenções da Prefeitura.
A ação foi motivada pelo alerta de chuvas intensas emitido pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que registrou um acumulado de 98,4 mm entre a manhã de ontem e a manhã de hoje. Segundo Gondim, a Defesa Civil acionou o Comitê Integrado da Quadra Chuvosa para definir medidas emergenciais.
Um dos locais inspecionados foi o canal do Riacho Doce, no bairro Barra do Ceará, que já passou por limpeza e melhorias estruturais para reduzir os alagamentos recorrentes. De acordo com o coordenador, a equipe identificou os principais fatores que contribuíam para o acúmulo de água na região e executou uma limpeza completa do canal, além da remoção de árvores que comprometiam a drenagem.
Avanço na limpeza de canais
Desde o início do ano, a Prefeitura de Fortaleza já realizou a limpeza de 100 canais, como parte do mutirão que busca alcançar 153 pontos mapeados. A força-tarefa tem como objetivo facilitar a drenagem das águas pluviais, priorizando áreas mais vulneráveis e sujeitas a alagamentos.