Economia
Economia
A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) passou a estar disponível com dados completos nesta terça-feira (1º), após duas semanas de disponibilização parcial. O atraso ocorreu em razão da greve dos auditores-fiscais da Receita Federal, que também afetou outros serviços relacionados à entrega da declaração.
Além da versão completa da pré-preenchida, a Receita também liberou o preenchimento via celular e pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Essas alternativas ao programa tradicional (PGD) haviam sido adiadas pela paralisação da categoria.
A declaração pelo celular é feita diretamente no aplicativo Meu Imposto de Renda, sem necessidade de download do programa no computador. O site do e-CAC também permite o preenchimento e o envio online da declaração.
Segundo a Receita, a tendência é substituir gradualmente o programa gerador pela declaração via plataformas digitais, ainda sem data definida para o fim do PGD.
Com a versão completa da pré-preenchida, o contribuinte passa a ter acesso automático a diversas informações fiscais, como:
• Declaração do Imposto Retido na Fonte (Dirf)
• Informações imobiliárias (Dimob)
• Serviços médicos (Dmed)
• Carnê-Leão Web
• Saldos bancários, investimentos, criptoativos e imóveis
• Doações, previdência privada e ativos no exterior
• Restituições e rendimentos isentos por moléstia grave
A Receita Federal recomenda que os contribuintes confiram todos os dados com a documentação em mãos. Caso haja divergências, é necessário realizar os ajustes manualmente.
O prazo para envio da Declaração do Imposto de Renda 2025 vai até o dia 30 de maio, às 23h59. A expectativa da Receita Federal é receber 46,2 milhões de declarações, número cerca de 7% maior que o registrado em 2024.