Entretenimento
Entreterimento
A cidade de Fortaleza será palco, no próximo sábado (29), de uma celebração em homenagem ao Dia Municipal do Maracatu, com a realização de um grande cortejo cultural a partir das 18h, na Avenida Beira-Mar, em frente ao Náutico Atlético Cearense. O evento contará com a participação de 15 grupos locais, que mantêm viva a tradição do Maracatu, uma das expressões mais marcantes da cultura afro-brasileira.
Promovida pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), a celebração tem como objetivo valorizar e difundir o Maracatu, reconhecido como Patrimônio Imaterial de Fortaleza desde 2016, por meio do Decreto Municipal nº 13.769. Desde 2014, a data integra o calendário cultural da capital cearense, sendo realizada anualmente em alusão ao 25 de março, dia da libertação dos escravizados no Ceará, ocorrida em 1884, quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea.
Grupos participantes e tradição
O cortejo deste ano contará com apresentações dos grupos Maracatu Nação Palmares, Maracatu Leão de Ouro, Maracatu Vozes da África, Maracatu Rei de Paus, Maracatu Nação Pici, Maracatu Solar, Maracatu Obalomí, Maracatu Az de Ouro, Maracatu Axé de Oxóssi, Maracatu Rei Zumbi, Maracatu Rei do Kilombo, Maracatu Nação Iracema, Maracatu Corte Imperial, Maracatu Nação Fortaleza e Maracatu Nação Baobab.
As apresentações levarão ao público música, dança, indumentária tradicional e personagens históricos, como reis, rainhas, cortes, calungas e batuqueiros. O desfile relembra os antigos cortejos e coroações dos reis negros, celebrando a força e a resistência da ancestralidade africana.
Em Fortaleza, o Maracatu apresenta características únicas, como o uso do negrume (pintura preta no rosto dos brincantes) e a grande diversidade de alas que compõem os desfiles, elementos que tornam a manifestação um símbolo da identidade cultural local.
Serviço
Cortejo do Dia Municipal do Maracatu
Data: Sábado, 29 de março
Horário: A partir das 18h
Local: Avenida Beira-Mar, em frente ao Náutico Atlético Cearense
Acesso gratuito e livre ao público